Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Vestibular e Enem » Dicas para passar no vestibular do ITA

Dicas para passar no vestibular do ITA

Olá!

Já pensou em estudar para a prova do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)?

É bom se preparar, porque a prova tem suas características desenhadas. O ITA oferece graduações em engenharia, assim como mestrado e doutorado.

As graduações em engenharia são de Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Computação e Aeroespacial. O teste para entrar instituição pública ligada ao Comando da Aeronáutica está entre os mais difíceis do país. Algumas dicas são simples, mas podem ajudar o candidato a uma vaga.

Da prova

É dividida em quatro etapas, de provas que duram uma sequência de dias. Os conteúdos são expostos em questões que superam as perguntas convencionais de outras provas. O aluno precisa responder a problemas de Português, Inglês, Matemática, Física e Química. As questões geralmente se intercalam em objetivas e dissertativas, em exatas, e dissertativas e redação em Português.

No Inglês você terá que interpretar um texto para responder as questões. Ainda, você enfrentará muita concorrência, já que são poucas vagas em relação ao número de candidatos. No último vestibular, os candidatos precisavam ter 23 anos até a data da prova, correndo o risco de eliminação.

A prova de inglês é eliminatória, sendo de oito o número mínimo de questões certas necessárias.

Da preparação

Primeiramente, você tem que entender qual é a melhor forma a qual você se adapta e aprende mais. Com bastante foco, estudando muito e seguindo algumas dicas, você pode se tornar um bom concorrente à uma vaga no ITA.

Durante seus estudos, procure fazer outros vestibulares, coloque seu conhecimento em prova. Inclusive, faça provas de antigos vestibulares do ITA. Apesar da instituição ser focada nas exatas, pela referência à área de conhecimento ensinada, muitos focam somente na matemática e afins, esquecendo da redação ou do Inglês.

Erro que pode custar a aprovação. Na prova de matemática o aluno encontra muita álgebra, as geometrias plana e espacial, geometria analítica, operações com conjuntos, equações algébricas, complexos, determinantes e matrizes. Em Física, o aluno precisa ter estudado capacitores e leis de Faraday e Gauss.

Grande presença de físico-química, cinética e equilíbrio, polímeros e compostos orgânicos e inorgânicos, podem estar na prova de química. É aconselhável sempre ler toda a prova, e eliminar o que já se tem certeza.

O aluno terá um tempo médio de menos de dez minutos por questão. Levar todo o material indicado para fazer o vestibular, assim como preferir chegar o mais cedo possível, no mínimo, 30 minutos antes da prova.

Existem diversos materiais online, que abordam as questões e os conteúdos das provas do ITA. Não esqueça, problemas dissertativos valem em dobro, e você só se classifica com 40 por cento de cada prova, e com metade do total dos testes.

Realmente, estudar para qualquer coisa que seja, não é uma tarefa fácil. A ferramenta mais valiosa ao aluno é a própria determinação. É preciso ter vontade de conquistar algo, para se lutar por ele.

Uma prova pode ser a abertura de uma trajetória sonhada, ou de um destino nunca imaginado para a vida de alguém.

Boa Sorte.

Deixe um comentário

© 2012-2016 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo