Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Dicas para exercitar e melhorar sua memória

Dicas para exercitar e melhorar sua memória

Oi estudantes!

Guardar informações internamente, na própria memória, é muito importante para garantir um bom desempenho nos vestibulares e processos seletivos. Porém a intensa rotina de estudos pode causar estresse e dificultar o processo de guardar informações na memória.

Os lapsos de memória são os principais inimigos dos estudantes. Eles são causados geralmente pela falta de atenção, por isso, o recomendado é exercitar a mente priorizando os detalhes fazendo associação do conteúdo com imagens, fatos, símbolos, acontecimentos são maneiras de como começar. Também é importante organizar os materiais estudados e revisá-los frequentemente.

Outra dica é identificar como a pessoa absorve melhor as informações. Alguns aprendem melhor por meio da audição, por isso prestam mais atenção em professores nas aulas e vídeo aulas ou lendo em voz alta. Outras pessoas tem preferência pelo sentido da visão, e direcionam seu aprendizado para a leitura, ilustrações, gráficos. Mas, independente do método de estudo escolhido, concentração e interesse são fundamentais.

Cuidar da saúde também ajuda bastante. É importante dormir bem, assim o aprendizado é armazenado melhor na memória a longo prazo. Também é importante se alimentar bem tendo uma dieta rica em nutrientes, alguns alimentos como ovo, peixe, alface, frutas vermelhas, brócolis e cereais integrais ajudam a turbinar a memória.  A hidratação também é muito importante para o melhor funcionamento do metabolismo.

Fazer anotações do conteúdo além de ajudar a fixar melhor a matéria também faz com que os estudantes não se distraiam durante as aulas e os estudos em casa. Outra dica para memorizar o conteúdo, é reescrever as anotações em letras e papéis maiores e distribuí-las pelos cômodos da casa.

Ter uma boa memória exige hábito e treino, por isso recomenda-se trabalhá-la durante a vida e os estudos. Se preocupar com os lapsos de memória somente no dia da prova, pode acarretar em resultados negativos para o candidato. Lembrando que o sucesso do candidato não se dá somente pela boa memória, ela é apenas uma aliada em todo esse processo.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo