Dicas de atividades para professores da pré-escola
A educação infantil deve ser levada à sério e necessita de cuidados especiais com os alunos. Por isso, os professores do período pré-escolar devem saber escolher bem as atividades aplicadas para ajudar os estudantes nas etapas de ensino que virão a seguir
Olá, leitores!
A Educação Infantil acontece bem antes da criança aprender a ler e a escrever, ou seja, antes do período de alfabetização. Nessa etapa, pais e professores devem trabalhar em equipe para que a criança se prepare a lidar com os desafios dos anos seguintes.
Os professores da pré-escola ou da educação infantil, devem ser qualificados para atender à demanda dos alunos em formação. As atividades propostas devem sempre envolver os dois aspectos principais dessa faixa etária: o desenvolvimento lúdico e a capacidade motora.
A Educação Infantil esbarra na formação do professor, que deve ser feito de uma forma diferenciada. Professores da pré-escola devem realmente estarem aptos a realizar um trabalho voltado ao desenvolvimento da criança, e não apenas a adaptar aquilo que é proposto aos estudantes maiores.
A preocupação da pré-escola está voltada ao desenvolvimento pessoal, estimulando atividades lúdicas, a linguagem artística e oral, além de jogos simbólicos. Enfim, essa é uma fase de “brincar” ao mesmo tempo em que se passa conteúdo às crianças. É também ensiná-las a conviver em sociedade, através do trabalho em equipe e o convívio com outras crianças.
A Educação Infantil tem avançado muito em relação a legislação, diretrizes e propostas pedagógicas, que tem o objetivo de garantir um ambiente adequado e seguro. Mesmo assim, um dos maiores problemas está ligado à falta de preparo dos educadores.
Portanto, separamos uma série de dicas de sites com atividades para serem aplicadas pelos professores da pré-escola em suas aulas. Algumas se enquadram nos períodos iniciais e outras às crianças no final desse ciclo, as que estão prestes a entrar na primeira série.
Dicas de atividades para professores da pré-escola
Os professores da Educação Infantil devem estar cientes, como falamos acima, das atividades corretas a serem passadas a todas as faixas etárias.
Nos alunos dos primeiros anos, deve ser trabalhado a parte de coordenação motora e o desenvolvimento lúdico dos alunos. Além dos aspectos emocionais e sociais citados acima, que englobam a socialização da criança e o desenvolvimento emocional e a resolução de conflitos.
As atividades mais indicadas para essa faixa etária de quatro a cinco anos, devem ser baseados em conteúdo mais simples, tais, como:
- Desenhos e pinturas;
- Jogos simbólicos e o uso do faz-de-contas;
- Atividades manuais e confecção de brinquedos;
- Leituras lúdicas, dramatizadas de histórias;
- Atividades de recreação em grupo através de dinâmicas simples ou brincadeiras.
Nesses quatro sites a seguir, existem várias atividades para professores da pré-escola dessa faixa etária de alunos:
Quando se trata de crianças prestes a ingressar no ciclo regular de ensino (alunos de seis anos), os professores podem começar a inserir alguns aspectos de preparação para a etapa seguinte.
Para esse período, as atividades que começam a desenvolver o raciocínio e, digamos, uma pré-alfabetização, devem ser levadas em consideração, tais, como:
- Inserção de desenhos que incentivem a escrita, desenhos com contornos parecidos com letras e até mesmo brincadeiras com linhas e curvas em cadernos de caligrafia, mas tudo aplicados sem cobranças;
- O uso da leitura como prática de interpretação, nesse momento o papel da leitura passa a ser mais importante e, além do aspecto lúdico, também abordará o aumento do vocabulário da criança e sua interpretação, que acontece, na maioria das vezes, através de perguntas sutis sobre a história e até mesmo a produção de desenhos;
- Atividades manuais mais complexas e o uso de ferramentas é importante nesse período, pois como antes esse tipo de atividade passava a ser feito sempre sob a supervisão do professor, agora é possível deixar a criança fazer parte de alguns processos durante esse tipo de atividade, como é o caso de colagens, uso de guache e outras ferramentas do tipo;
- O ideal é que as primeiras noções das letras e da escrita sejam passadas nesse período, pois o conhecimento do alfabeto auxiliará e muito no processo de aprender a ler e a escrever;
- Escrever o próprio nome, o nome dos pais e algumas palavras simples já podem ser passadas para os alunos, mesmo que eles apenas aprendam a escrevê-las de forma decorada e mecânica.
Os professores da pré-escola podem encontrar atividades do tipo nos seguintes sites:
Esperamos ter ajudado a todos os professores da pré-escola que procuram dicas de atividades para aplicarem nas salas de aulas.
Contem sempre conosco para exercer esse trabalho tão lindo de ensinar, orientar, incentivar e guiar nossas crianças pelos caminhos da vida.
Até a próxima!
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