Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Concursos Públicos » Deseja seguir carreira policial? Saiba como funciona o concurso da PM

Deseja seguir carreira policial? Saiba como funciona o concurso da PM

Olá, leitores!

Quem deseja seguir carreira policial deve ter em mente que não é apenas um simples servidor público, que tem hora definida para entrar e sair, a falta de rotina ocorre nessa carreira, que precisa se adaptar em quase todas as situações. As características do trabalho são peculiares e justificam a legislação particular que atende as necessidades, inclusive a aposentadoria.

Segundo a Legislação, cabe ao policial: Assegurar o respeito à lei, manter a ordem, prevenir e investigar os crimes, escoltar comboios, guardar e proteger – autoridades militares, civis e presos -, perseguir e capturar foragidos da lei, entre outros.

Enṭo, se voc̻ pensa em prestar Concurso da PM, fique atento no edital do seu Estado, pois as regras para se inscrever podem variar. Mas os principais pr̩-requisitos para prestar o concurso ṣo: Possuir Ensino M̩dio completo, estar em dia com as obriga̵̤es eleitorais e servi̤o militar (para o sexo masculino), ter nacionalidade brasileira, ṇo possuir antecedentes criminais, apresentar Рidoneidade moral, sanidade mental Рe boa sa̼de.

Para ser aprovado, é necessário realização da prova escrita (dividida em avaliação escrita e redação), além de passar pelas etapas de teste físico, exame médico (clínico, odontológico, otorrinolaringológico e oftalmológico), exame psicológico (são avaliadas características de personalidade, potencial, aptidão e adequação do candidato ao cargo) e investigação pessoal (conduta social, reputação e idoneidade através de seu histórico).

Os concursos públicos para cargos policiais vem sendo cada vez mais difíceis e a cada ano que passa a concorrência aumenta significativamente. Os bons salários na forma de subsídios e a estabilidade na carreira são bons atrativos. Por isso, quem deseja ingressar nessa carreira, precisa se preparar o quanto antes. O tempo entre a publicação do edital e a realização das provas não passam de 90 dias, então não deixe para estudar de última hora.

Os concursos exigem conhecimentos técnicos e jurídicos (Direito Penal e Processual Penal) que têm grande peso, justamente por tratarem dos instrumentos do trabalho cotidiano do policial. A prova física também é seletiva e exige preparação prévia, pois a classificação vai pela diferença. Por isso, é preciso estar em plenas condições quando os editais forem publicados.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo