Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Outros Cursos » Cursos grátis para quem quer ser um Escritor

Cursos grátis para quem quer ser um Escritor

Oi leitores do Canal do Ensino!

Para os que que querem começar a escrever textos de ficção, científicos, contos ou até mesmo um best-seller, temos uma notícia que podemos chamar de ótima, mas por quê?

Pelo simples fato de que 10 universidades americanas oferecem cursos gratuitos, online, com dicas, sugestões de leituras, discussões e aulas virtuais ensinando a arte de escrever bem.

Um pré-requisito necessário é ter conhecimento da língua inglesa, já que os cursos estão em inglês.

Para ajudar, separamos alguns cursos de Ingês grátis:

1. Massachusetts Institute of Technology (mit.edu)

O MIT oferece dúzias de cursos de escrita gratuitos pela iniciativa MIT OpenCourseWare. Os tópicos dos cursos incluem tudo: de escrever ficção, poemas e ensaios até a análise de todas as formas de literatura. Notas de aulas, vídeos, listas de leituras sugeridas e muito mais irão ajudá-lo a se tornar o escritor que você sempre quis ser. Não é necessário se registrar.

* Introduction to Fiction

* Writing and Reading Short Stories

* Advanced Essay Workshop

2. Utah State University (usu.edu)

O Departamento de Inglês da Universidade do Estado de Utah publicou três cursos gratuitos devotados à arte de escrever pelo programa OpenCourseWare da faculdade. Os cursos são extensivos e podem levar até 16 semanas para serem completados, se você estudar em ritmo médio. Não é necessário se registrar.

* Intro to Writing Academic Prose

* Intermediate Research Writing

* Technology for Professional Writers

3. Open University (open.ac.uk)

A maior instituição acadêmica do Reino Unido, Open University, oferece um número de diferentes cursos para escrever pelo website OpenLearn. O currículo gratuito inclui tanto cursos de nível de graduação e pós, que estão disponíveis a todos, independente do país de origem. Não é necessário se registrar.

* Fiction Writing Course

* Descriptive Writing Course

* Essay Writing Course

4. University of Utah (utah.edu)

O Departamento de Inglês da Universidade de Utah oferece cursos gratuitos para autodidatas do mundo todo. Atualmente, há somente dois cursos de escrita gratuitos. Ambos oferecem forte preparação em seus tópicos e foram construídos para iniciantes. Não é necessário se registrar.

* Introduction to Shakespeare

* Introduction to Creative Writing

5. Western Governors University (wgu.edu)

A Universidade Western Governors disponibilizou materiais de cursos gratuitos por uma licença de conteúdo aberta. Há vários cursos gratuitos de escrita que são cortesia do departamento de Artes Liberais da universidade. Todos os cursos são dividos em convenientes módulos autodidatas. Não é necessário se registrar.

* Rhetorical and Critical Writing

* Language and Communications

* Literature Course – Parts I and II

6. Purdue University (owl.english.purdue.edu)

A Universidade Purdue colocou seu laboratório de escrita online em 1994 para oferecer um recurso de escrita para estudantes de qualquer local. Os materiais do Online Writing Lab (OWL) agora são gratuitos para todos independente da localização ou situação do estudante. O site da OWL oferece instruções de escrita, gramática e informação de uso, ajuda individual por tutores e muito mais. Não é necessário se registrar.

* Pattern and Variation in Poetry

* Proofreading Your Writing

* Conquering the Comma

7. Steven Barnes’ UCLA Writing Course (lifewrite.com)

O autor de best-sellers e roteirista Steven Barnes oferece uma versão gratuita em seu website do curso de escritores que ele tem ministrado por vários anos na UCLA. O curso oferece instruções detalhadas sobre como escrever, por isso Barnes sugere completar cada parte do curso de 9 semanas em uma semana de cada vez. Todavia, o curso pode ser baixado todo de uma vez só. Não é necessário se registrar.

* Week Introduction to Screenwriting Course

8. News University (newsu.org)

A News University possui um sólido programa de ensino online criado para fornecer treinamento para jornalistas. A maioria dos cursos da universidade é gratuito, especialmente aqueles que são autodirigidos. Os cursos cobrem tudo, da escrita e edição à reportagem e ética. A universidade também oferece uma newsletter, um blog e outros excelentes recursos. É necessário se registrar, mas o curso é gratuito para todos.

* Cleaning Your Copy

* Beat Basics and Beyond

* Covering Breaking News

9. E-Zine University (ezineuniversity.com)

A E-Zine University oferece um bom número de cursos escritos pela editora Kate Schultz e outros professores visitantes. Apesar de que os cursos oferecidos pela universidade sejam mais voltados para escritores virtuais, eles podem ser de grande ajuda para praticamente qualquer escriba. Os cursos são bem curtos e não leva muito tempo para completá-los. Não é necessário se registrar.

* Writing Clearly and Effectively

* Conquering Confusing Words

* Quick Ways to Clean Up Your Writing

10. Wikiversity (wikiversity.org)

A Wikiversity é um projeto de instrução ativa que encoraja as pessoas a criarem e se beneficiarem de cursos e tutoriais online. Atualmente há vários cursos para escritores que podem ser encontrados na Wikiversity. Apesar de que esses cursos variam em duração e conteúdo, há de tudo um pouco. Não é necessário se registrar.

* Introduction to Web Writing

* Technical Writing Courses

* Narrative Dialog Editing

Aproveite para compartilhar!

Por: Alexandre Pereira
Equipe Canal do Ensino

comentários (4)

  • Hamilton Castardo

    Atualmente, a Escola do Escritor ministra o curso “Tornando-se Escritor”. O autor também escreveu um livro com o mesmo título e pode ser adquirido impresso no Clube dos Autores ou em meio digital (e-book) no Amazon.com (kindle). É uma esperança para o Brasil, mas precisa de incentivo, participação. Obrigado.

    Responder
  • Jessiane Lima

    Bom concordo tanto com o João quanto com a Sandra.
    É claro que ao ver o tópico eu fiquei realmente interessada, pois apesar de o comentário do Sr. João estar correto, independentemente disso, qualquer tipo de experiência sempre acrescenta na vida da gente, pois conhecimento nunca é muito. E com relação ao fato exposto pela Sra. Sandra, realmente seria ótimo se com uma instituição tão renomada como a Academia de Letras do Brasil existissem alguns cursos do tipo,se é que já não existem e eu os desconheço, pois com certeza haveriam muitas pessoas com sede de conhecimento como eu! ^ _ ^

    Responder
  • joao

    Quem lê bem, fala bem e escreve bem.
    O curso deve ser para quem quer ser escritor mercantil.

    Responder
  • sandra

    E nós Brasileiros, temos aqui a Academia Brasileira de Letras que poderiam instituir um curso destes ( aprender a ser um escritor ) e outros cursos tão necessários. Mas infelizmente não conhece nenhum em Português.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2016 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo