Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Curso técnico e pós-graduação: semelhanças e diferenças

Curso técnico e pós-graduação: semelhanças e diferenças

Olá, leitores!

O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo e, por isso, é mais que necessário ter um bom currículo, com boas formações acadêmicas, para estar preparado para competir pelas disputadas vagas.

Atualmente, quando o assunto é graduação, o mercado está mais amplo e com opções mais diversificadas que podem atender as necessidades de diversas pessoas, alguns dos tipos de graduação, presentes nas instituições são graduação bacharelado, que é a tradicional, graduação EAD (ensino a distancia), tecnólogos, pós – graduação, licenciatura e cursos livres.

Entre tantos tipos de cursos, o mais comum é o bacharelado, que são cursos com duração de em média 4 a 5 anos. É o tipo de graduação que tem mais opções de cursos, atendendo a diversas áreas e diversos tipos de segmento. O curso bacharelado possui um diploma certificando o aluno como bacharel, apto para exercer a profissão e poder cursar uma pós graduação.

Os cursos de Licenciatura muitas vezes acabam passando despercebidos entre os bacharéis, porém há diferenças. Os cursos de licenciatura são voltados para as áreas de arte, letras e filosofia, ciências naturais, matemática, sociologia, biologia, informática, pedagogia, historia e geografia. O curso de licenciatura permite que dê aulas e demoram em média 4 anos de duração também.

Os cursos tecnólogos são cursos cada vez mais procurados, principalmente por conta da sua carga horária mais reduzida. Os cursos tecnólogos costumam durar entre 2 e 3 anos e são bem específicos entre as suas opções como logística, marketing, processos gerenciais, gestão de recursos humanos, gestão de tecnologia da informação, gestão financeira, gestão comercial, secretariado, fotografia, comércio exterior e muitos outros. As opções de cursos são bem amplas e disponibilizam certificados.

O único problema envolvendo cursos tecnólogos é que, algumas instituições não permitem que o aluno dê uma continuidade na formação,  muitas não permitem que faça um mestrado ou doutorado, algumas empresas ainda possuem preconceito em relação aos tecnólogos, porém são poucas. Em contrapartida, há muitas empresas que afirmam o curso como um bom preparador de excelentes profissionais, tão capazes quanto os que cursaram bacharelado.

O curso de pós – graduação só pode ser feito após a realização dos cursos de graduação, licenciatura, bacharelado ou tecnólogo. A pós – graduação serve para dar um direcionamento, permitindo o estudo mais completo sobre uma determina área ou matéria. Os cursos de graduação são divididos em 2 tipos, lato sensu e stricto sensu.

Lato Sensu

pessoa-estudando

As pessoas que resolvem cursar uma pós normalmente, são pessoas que estão trabalhando na área e precisam se aperfeiçoar, ou são pessoas que buscam novas chances no mercado.

A pós – graduação possui dois tipos e um deles é o Lato Sensu.

Lato Sensu significa “em sentido amplo” e são voltados para alguma especialização.

Para participar do curso de Lato Sensu, é preciso que o estudante tenha concluído a graduação. Todas as graduações são possíveis para que o aluno curse Lato Sensu.

Os cursos de modalidade Lato Sensu precisam conter 360 horas de duração no mínimo. A conclusão do curso é marcada através de um certificado para comprovar.

O famoso MBA (Master Business Administration), é um exemplo de curso Lato Sensu. No Brasil é considerado apenas um curso de especialização na área, já no exterior, é reconhecido como um mestrado.

Stricto Sensu

Para participar do curso de Stricto Sensu, é necessário que o aluno tenha concluído a graduação, independente da área.

A palavra Stricto Sensu significa “em sentido limitado”, esse curso é voltado para o mestrado e o doutorado.

As pessoas que costumam optar pelo Stricto Sensu, geralmente, pretendem seguir uma carreira acadêmica, seja dando aulas ou atuando em projetos.

Os cursos de mestrado tem duração de 3 anos e os de doutorado em média 5 anos.

Na conclusão do curso, o aluno recebe um diploma. Os cursos são aprovados e reconhecidos pelo Ministério da Educação.

Ambos são muito interessantes e o mais importante é o profissional se preocupar em se especializar, para garantir boas chances no mercado de trabalho, conquistando bons salários, em boas empresas. Além do profissional ser muito importante, assim se conquista o reconhecimento pessoal também.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo