Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » Curso online gratuito de Pedagogia Hospitalar

Curso online gratuito de Pedagogia Hospitalar

Olá Pessoal!

O ambiente de trabalho de um pedagogo vai muito além do ambiente escolar. Esse profissional pode atuar em várias outras áreas, e falaremos hoje sobre pedagogia hospitalar.

O papel desse profissional em um hospital é o de oferecer assessoria, atendimento emocional e humanístico tanto para o paciente como para sua família. Quando crianças ou jovens passam por períodos longos de internação é necessário trabalhar para cobrir as aulas que serão perdidas, e isso pode ser feito com atividades lúdicas como contar histórias, propondo brincadeiras, jogos, desenhos, pinturas e focando sempre estímulo de quem está internado, para que sua capacidade criativa possa sempre ser expandida.

Além da parte educacional, esse processo recreativo pode auxiliar na recuperação do paciente, pois fora educar, esses exercícios serão capazes de externar, com uso de linguagem simbólica, medos, ideias e sentimentos que ajudarão no enfrentamento da doença.

Por isso é possível afirmar que o trabalho do pedagogo hospitalar também tem como proposta a intervenção terapêutica, com foco no resgate de um espaço sadio, estimulando a criatividade, as manifestações de alegria, os laços sociais e a diminuição de barreiras e preconceitos da doença e da hospitalização, a metodologia deve ser variada mudando a rotina da criança no qual permanece no hospital.

Brinquedotecas são obrigatórias em hospitais e isso ocorreu depois da lei nº 11.104 de 21 de março de 2005, esse já um passo enorme quando pensamos em humanizar ambientes inóspitos. Além do uso de brinquedos, essas salas podem ser usadas para aplicação de jogos e dinâmicas pelo pedagogo.

O ensino superior deste profissional muitas vezes não o prepara para este fim, pois a maioria das universidades não oferecerem currículos baseados na realidade vivida em ambientes diversos, por isso é possível complementar seus conhecimentos acessando curso gratuito de pedagogia hospitalar e estar diante de simulações que irão prepará-lo para realizar um trabalho estimulante junto a quem mais necessita de apoio. [O curso não está mais sendo disponibilizado gratuitamente].

Até mais!

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

comentários (7)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo