Curso online gratuito de LogÃstica Empresarial
Olá leitores!
Quando você realiza uma compra pela internet, e o produto é entregue em sua residência, saiba que existem uma série de processos por trás dessa aparentemente simples operação. Não existe empresa de sucesso hoje, que não tenha um departamento de logÃstica competente, e por isso resolvemos entender quais são seus componentes.
A logÃstica empresarial é muito mais do que apenas a entrega de produtos aos clientes, abrange a administração de recursos financeiros e materiais, planeja a produção, o armazenamento, transporte e distribuição desses materiais.
Divide-se em atividades primárias (transporte, manutenção de estoques e processamento de pedidos), as quais possuem fundamental importância na redução de custos e maximização do nÃvel de serviços e de apoio (armazenagem, manuseio de materiais, embalagem, suprimentos, planejamento e sistemas de informação), onde uma complementa a outra, buscando sempre satisfazer e manter clientes, além de maximizar a os lucros da organização.
Gestão de estoques
Empresas anseiam atender seus clientes o mais rapidamente possÃvel, pois têm como meta de superar a concorrência. Porém a má administração dos estoques pode ocasionar investimento de capital desnecessário e consequente perda de mercado consumidor.
Por isso, a gestão de estoques é fundamental para alcançar sucesso e rentabilidade, e para isso é necessário monitorar e avaliar constantemente, pois essa a gestão depende cada vez mais de parâmetros para mensurar e controlar os produtos que são mantidos em estoques, pois grande parte dos custos vem dessa área.
Armazenagem
Quando se fala de armazenagem é necessário lançar olhar sobre conservação e controle das mercadorias estocadas para posterior utilização e distribuição. Após recebimento, os itens são armazenados em depósitos ou centros de distribuição, escolhidos de acordo com as caracterÃsticas do produto a ser estocado e quantidade, além da distância do cliente e o transporte, relacionando o melhor custo-benefÃcio para todos os envolvidos.
A boa administração da gestão de armazenagem proporciona à empresa maior vantagem no que se refere à redução de custos, tempo de deslocamento e agilidade no atendimento aos clientes.
Distribuição
A distribuição é separada por etapas, e a internet dá a possibilidade de acompanhar as etapas desse processo. Primeiro passo é dado após conclusão e aprovação do pedido do cliente, este é transmitido e processado, depois separado e transportado até o cliente para ser entregue. Assemelha-se a um trabalho de formigas, onde não há espaço para falhas, pois o cliente final espera receber sua mercadoria o mais rápido possÃvel.
Gestão de Compras
Através da parceria com fornecedores, organizações conseguem negociar o volume de pedidos, fracionando o fornecimento em menores quantidades, reduzindo seus estoques e satisfazendo seus clientes.
O sucesso da gestão de compras está relacionado ao gerenciamento dos pedidos, pois é necessário entender a demanda, para assim negociar as compras que ficarão estocadas, sempre pensando num menor impacto financeiro para a companhia.
Transporte
Contamos com diferentes formas de movimentar os materiais ou produtos, seja interna ou externamente. A escolha do transporte adequado está diretamente relacionada à qualidade dos serviços junto ao cliente, variando de acordo com o produto, com a distância e com os custos.
O transporte de produtos ou matérias-primas pode ser feito por modais rodoviários, ferroviários, aéreos, dutoviários ou navais, cuja escolha considera o custo, o tempo de entrega e as possÃveis variações de adaptabilidade dos respectivos modais à carga e destino.
Agora que você já é quase um expert em logÃstica, expanda ainda mais seus conhecimentos com curso gratuito de logÃstica empresarial.
Até logo!
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