Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Ciências Sociais Aplicadas » Curso online gratuito de Logística Empresarial

Curso online gratuito de Logística Empresarial

Olá leitores!

Quando você realiza uma compra pela internet, e o produto é entregue em sua residência, saiba que existem uma série de processos por trás dessa aparentemente simples operação. Não existe empresa de sucesso hoje, que não tenha um departamento de logística competente, e por isso resolvemos entender quais são seus componentes.

A logística empresarial é muito mais do que apenas a entrega de produtos aos clientes, abrange a administração de recursos financeiros e materiais, planeja a produção, o armazenamento, transporte e distribuição desses materiais.

Divide-se em atividades primárias (transporte, manutenção de estoques e processamento de pedidos), as quais possuem fundamental importância na redução de custos e maximização do nível de serviços e de apoio (armazenagem, manuseio de materiais, embalagem, suprimentos, planejamento e sistemas de informação), onde uma complementa a outra, buscando sempre satisfazer e manter clientes, além de maximizar a os lucros da organização.

Gestão de estoques

Empresas anseiam atender seus clientes o mais rapidamente possível, pois têm como meta de superar a concorrência. Porém a má administração dos estoques pode ocasionar investimento de capital desnecessário e consequente perda de mercado consumidor.

Por isso, a gestão de estoques é fundamental para alcançar sucesso e rentabilidade, e para isso é necessário monitorar e avaliar constantemente, pois essa a gestão depende cada vez mais de parâmetros para mensurar e controlar os produtos que são mantidos em estoques, pois grande parte dos custos vem dessa área.

Armazenagem

Quando se fala de armazenagem é necessário lançar olhar sobre conservação e controle das mercadorias estocadas para posterior utilização e distribuição. Após recebimento, os itens são armazenados em depósitos ou centros de distribuição, escolhidos de acordo com as características do produto a ser estocado e quantidade, além da distância do cliente e o transporte, relacionando o melhor custo-benefício para todos os envolvidos.

A boa administração da gestão de armazenagem proporciona à empresa maior vantagem no que se refere à redução de custos, tempo de deslocamento e agilidade no atendimento aos clientes.

Distribuição

A distribuição é separada por etapas, e a internet dá a possibilidade de acompanhar as etapas desse processo. Primeiro passo é dado após conclusão e aprovação do pedido do cliente, este é transmitido e processado, depois separado e transportado até o cliente para ser entregue. Assemelha-se a um trabalho de formigas, onde não há espaço para falhas, pois o cliente final espera receber sua mercadoria o mais rápido possível.

Gestão de Compras

Através da parceria com fornecedores, organizações conseguem negociar o volume de pedidos, fracionando o fornecimento em menores quantidades, reduzindo seus estoques e satisfazendo seus clientes.

O sucesso da gestão de compras está relacionado ao gerenciamento dos pedidos, pois é necessário entender a demanda, para assim negociar as compras que ficarão estocadas, sempre pensando num menor impacto financeiro para a companhia.

Transporte

Contamos com diferentes formas de movimentar os materiais ou produtos, seja interna ou externamente. A escolha do transporte adequado está diretamente relacionada à qualidade dos serviços junto ao cliente, variando de acordo com o produto, com a distância e com os custos.

O transporte de produtos ou matérias-primas pode ser feito por modais rodoviários, ferroviários, aéreos, dutoviários ou navais, cuja escolha considera o custo, o tempo de entrega e as possíveis variações de adaptabilidade dos respectivos modais à carga e destino.

Agora que você já é quase um expert em logística, expanda ainda mais seus conhecimentos com curso gratuito de logística empresarial.

Até logo!

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo