Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Ciências Exatas » Curso gratuito online de Química Orgânica

Curso gratuito online de Química Orgânica

Oi pessoal!

A química orgânica, nada mais é do que o estudo dos compostos do carbono, elemento essencial para a vida.

Até as primeiras décadas do século XIX, muitos cientistas acreditavam que os compostos orgânicos eram obtidos a partir de organismos, como vegetais e animais. Eles acreditavam nisso porque desde a Antiguidade, as civilizações retiravam corantes de plantas para tingir vestimentas ou para preparar bebidas a partir da fermentação de uvas.

Antes de sabermos em que consiste a parte orgânica da química, primeiro vamos saber qual a diferença básica entre a Química Orgânica e a Química Inorgânica. Substâncias presentes nos organismos vivos são chamadas de compostos orgânicos e as presentes no reino mineral são compostos inorgânicos.

Acreditava-se que só era possível sintetizar substancias químicas por meio de organismos vivos, mas logo descobriu-se que era absolutamente viável realizar estas operações em laboratório. Vale lembrar que apesar de todo composto orgânico terem em sua composição o elemento carbono, nem todos são considerados compostos orgânicos ou de carbono.

No geral, a química orgânica é o ramo da ciência que estuda o comportamento dos compostos do elemento carbono, como o petróleo, bioquímica, medicamentos, plásticos dentre diversos outros.

 

Videoaulas de Química Orgânica:

AULA 01: Cadeias Carbônicas

AULA 02: Hidrocarbonetos – Alcanos

AULA 03: Hidrocarbonetos – Alcenos

AULA 04: Hidrocarbonetos – Alcinos

AULA 05: Nomenclatura de Hidrocarbonetos

AULA 06: Nomenclatura Química Orgânica

AULA 07: ISO e NEO Simplificada

AULA 08: Radicais e Substituintes

 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo