Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Ciências Humanas » Curso gratuito a distância sobre Sustentabilidade

Curso gratuito a distância sobre Sustentabilidade

Olá leitores do Canal do Ensino!

Hoje em dia, a sustentabilidade é um dos assuntos mais falados e discutidos. Se você quer entender um pouco mais sobre esse tema tão importante, vai gostar desta dica de curso.

A Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, está oferecendo através da plataforma Coursera, o curso online gratuito de “Introdução à Sustentabilidade”.

Este curso a distância é ministrado pelo diretor associado da School of Earth, Society and Environment (Escola da Terra, Sociedade e Meio Ambiente) e professor de geologia da Universidade de Illinois, Dr. Jonathan Tomkin. Os participantes terão uma introdução à disciplina acadêmica de sustentabilidade e vão explorar a forma como as sociedades humanas de hoje encaram a mudança global, a degradação dos ecossistemas e as limitações de recursos.

Sobre o curso

Estas vídeo-aulas apresentam uma abordagem acadêmica da Sustentabilidade e foca em áreas de conhecimento fundamentais da teoria e da prática da sustentabilidade, incluindo população, ecossistemas, mudança global, energia, agricultura, água, economia ambiental e política, ética e história cultural.

Este assunto é de importância vital, buscando como fazer para descobrir os princípios do bem-estar a longo prazo de todos os povos do planeta. Como a sustentabilidade é um campo interdisciplinar de estudo, este curso requer um conhecimento de outras áreas como humanas, ciências naturais e sociais, planejamento, gestão e até engenharia.

Formato do curso

O curso Introdução à Sustentabilidade tem duração de 08 semanas durante as quais serão apresentadas palestras em vídeo (áudio em inglês e legendas em português) com cerca de 8 a 15 minutos de duração cada uma. As aulas serão acompanhadas por quizzes, leituras de textos e exercícios opcionais, além de um exame final sobre as palestras e leituras apresentadas. É recomendada 8 a 10 horas de estudo por semana.

Requisitos

Não há necessidade de conhecimentos prévios na área. Curso aberto a todos os públicos.

Programa do curso

  • Semana 1: Introdução – Pessimismo x Otimismo
  • Semana 2: População – Demografia e o desaparecimento do terceiro mundo (tendências populacionais)
  • Semana 3: Tragédia das Provisões – Pescaria, pastagens, soluções públicas e privadas.
  • Semana 4: Mudanças climáticas – O clima num futuro próximo: quente, mais quente ou o mais quente? / Tempo x Clima, Projeções climáticas.
  • Semana 5: Energia – Energia renovável / Combustíveis fósseis, viabilidade.
  • Semana 6: Agricultura e água – Há água e comida suficiente para o século 21? / Fluxos de água, limitações físicas e sociais.
  • Semana 7: Economia Ambiental e Política –  A economia pode ser o caminho para a sustentabilidade? / Avaliação ambiental, políticas de incentivo.
  • Semana 8: Ética, cultura e Cálculo / Eficiência energética, ética sustentável, ideologia ambiental.

Leitura Recomendada

O curso vai usar um livro que está disponível online gratuitamente “Sustainability: a Comprehensive Foundation” (Theis and Tomkin, Eds.). Os participantes podem baixar em PDF, arquivo HTML ou em tablets.

Inscrições

Para se inscrever, basta fazer um cadastro no site do Coursera, e começar a estudar.

Todos que concluírem o curso com êxito receberão uma Declaração de Cumprimento assinada pelo instrutor.

Com este curso grátis a distância de “Introdução à Sustentabilidade” você vai entender melhor o mundo e como preservá-lo. Aproveite!

Até mais!

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo