Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Outros Cursos » Curso grátis sobre técnicas de conservação de alimentos

Curso grátis sobre técnicas de conservação de alimentos

Bom dia amigos do Canal do Ensino!

Com aumento do poder de compra, milhões de brasileiros tem hoje a oportunidade de fazer suas refeições em restaurantes, que multiplica-se diariamente em nossas cidades. O lado bom é a praticidade e o número amplo de opções, porém a conversação de alimentos é primordial para o bom andamento do negócio.

Quem nunca foi atacado por aquele súbito mal-estar, seguido de consequências nada agradáveis, conhecido como intoxicação alimentar? Isso pode ocorrer como consequência da má conservação dos alimentos utilizados nos preparos das refeições.

Existem técnicas, que com decorrer dos anos foram aprimoradas. Como informação nunca é demais, compartilharemos alguns desses processos com nossos leitores:

Conservação pelo calor: é dada quando aplicamos uma temperatura elevada ao alimento buscando eliminar micro-organismos ou desnaturar enzimas. Exemplos são: branqueamento, esterilização, tindalização e pasteurização.

Desidratação e secagem: como os micro-organismos se desenvolvem em ambientes onde há água, este método remove ou diminui a quantidade de água do alimento, formando assim um ambiente hostil para proliferação.

Conservação pelo frio: frio dificulta a reprodução e a ação de micro-organismos e enzimas.

Conservação por aditivos químicos: sulfitos, nitratos e nitritos são produtos que possuem propriedades anti-sépticas.

Ah, e um importante aviso, todos os cuidados devem ser tomados em casa também, pois em várias ocasiões esquecemos produtos, mesmo na geladeira por tempo indeterminado, ou em fruteiras, e achamos que consumi-los após seu período de vida útil não acarretará problemas. Grande engano, os prazos de validades devem ser seguidos a risca para o não comprometimento do seu organismo.

Se interessou pelo tema? Ou tem um negócio e quer entender como ganhar tempo e informação a respeito desse assunto? Acesse já o curso gratuito de métodos de conservação de alimentos

Até logo!

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo