Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Curso grátis codificando iOS juntos

Curso grátis codificando iOS juntos

Olá,

Artigo sugerido pelo leitor Bruno Koga

Uma das maiores barreiras para os brasileiros que querem começar a desenvolver para iOS é, sem dúvida, a falta de cursos de qualidade no país. Isso sem falar dos preços catastróficos que muitas vezes ultrapassa o valor do próprio equipamento necessário para desenvolver.

Universidade de Stanford, desde 2009, libera gratuitamente os vídeos do seu curso CS193P – iPhone Application Development, um curso com duração de 10 semanas – aproximadamente 18 aulas – que faz parte da grade de disciplinas de Ciência da Computação da própria universidade.

Muitas pessoas ao redor do mundo deram os seus primeiros passos em iOS assistindo as aulas do CS193P. Porém, para nós brasileiros, a língua em que o curso é ministrado (e não estou falando de Objective-C ainda) é um empecilho. Afinal, o curso por si só já é bem pesado, com o professor falando em inglês não ajuda, né?

A Central dos Apps resolveu dar uma mãozinha e, no decorrer das próximas 10 semanas, disponibilizaremos os vídeos do curso Coding Together (“Codificando Juntos”, que é o nome bonitinho que o curso recebeu – melhor que “CS193P”, né?) em resolução HD e legendados em português. É isso mesmo que você leu! Todos os vídeos do melhor curso de iOS do mundo legendados em português. E tudo isso, claro, de graça.

O curso cobrirá conceitos básicos do iOS, como a própria linguagem Objective-C, MVC e Xcode, e também recursos mais avançados como Gestos, GPS, Acelerômetro e Mapas. O curso é voltado para iOS 6, a versão mais recente do melhor sistema operacional móvel do mundo. Apesar de ser voltado para iniciantes na plataforma, o curso requer conhecimentos sólidos de orientação a objetos e lógica de programação, além de um leve conhecimento em C.

Lançaremos os vídeos legendados todas as terças e quintas, começando hoje! Lembrando que os vídeos (e todo o material auxiliar como slides e tarefas de casa) podem ser acessados pelo iTunes U, onde os vídeos e o material são originalmente disponibilizados pela própria Stanford.

Então, mãos à obra!

A primeira aula do curso é uma apresentação dada pelo instrutor Paul Hegarty sobre o curso, seguido de uma visão geral do que é o iOS, MVC e uma pequena introdução a Objective-C. É uma aula essencial para pegar o ritmo do curso e entender como é o sistema de avaliação (tarefas de casa) adotado pela Stanford e esclarecer as dúvidas iniciais sobre o desenvolvimento para iOS!

Você pode conferir todas as aulas publicadas do curso até agora nos links abaixo:

  • Codificando iOS Juntos – Aula 1
  • Codificando iOS Juntos – Aula 2
  • Codificando iOS Juntos – Aula 3
  • Codificando iOS Juntos – Aula 4
  • Codificando iOS Juntos – Aula 5
  • Codificando iOS Juntos – Aula 6

(Este site deixou de exibir o conteúdo. Informação atualizada em 04/02/2016)

Bom estudo!

Veja outras opções de cursos não gratuitos de Informática

comentários (4)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo