Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Curso de engenharia gratuito pelo ITA

Curso de engenharia gratuito pelo ITA

O ITA tem os cursos de engenharia mais desejados do país, principalmente por quem deseja estudar aeroespacial

Olá, pessoal!

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é um dos mais concorridos do Brasil. Pública e vinculada à Força Aérea Brasileira e ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), a faculdade conta com cursos de graduação e pós graduação em áreas ligadas à engenharia.

Além dos cursos, os estudantes tem acesso à alimentação gratuita e moradia de baixo custo em São José dos Campos, onde fica a sede da instituição. Mas tantos benefícios e possibilidades caminham ao lado de uma grande cobrança e, claro, de dificuldades.

Criado em 1950 e considerado uma das melhores faculdades de engenharia e tecnologia do Brasil, o ITA tem um dos vestibulares mais difíceis do país. Isso porque, a concorrência de alunos por vaga é grande, competindo diretamente com os cursos de Medicina e da Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Dessa forma, para conquistar o sonho de cursar uma faculdade de renome, muitas pessoas dedicam todo o seu tempo no estudo e em cursinhos pré vestibular para garantir uma oportunidade. Assim como em outros casos, há diversas apostilas, videoaulas, cursos online e presenciais focados somente nessa instituição, a fim de facilitar e direcionar o conteúdo.

Cursos oferecidos

O ITA oferece cursos de Engenharia Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação e Aeroespacial. Esse último, aliás, é o carro chefe da universidade e considerada referência no país.

Para os formados, é possível ainda focar nos cursos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado) e lato sensu (especialização e de extensão).

Como se inscrever no curso gratuito de engenharia pelo ITA?

Para se tornar um aluno do ITA, é preciso se inscrever por meio de um site específico destinado ao vestibular. Na plataforma é possível, ainda, encontrar o programa de matérias que devem ser estudadas, provas anteriores e orientações para a redação.

O exame compreende conteúdos relacionados à Física, Inglês, Matemática, Português e Química. Geralmente, as provas são realizadas nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo, Teresina e Vitória.

Vale lembrar que os interessados devem ter concluído o Ensino Médio até o fim do ano anterior à matrícula. Além disso, é preciso ainda participar de um exame de saúde, para verificar se o aluno está apto a frequentar o curso ou não. Afinal, todos os estudantes são inscritos automaticamente no Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR).

E você, não vai perder a oportunidade, né?

Até a próxima!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo