Você está aqui:Home » Livros Grátis » Educação e Pedagogia » Cubo mágico: sua origem e como aprender com ele

Cubo mágico: sua origem e como aprender com ele

Olá, leitores!

Quase todo mundo já pegou um cubo mágico na vida e tentou resolvê-lo. Pode ter tentado quando criança, mas sabe que é bem difícil e complicado. Ele exige atenção, estratégia e saber um pouco de matemática. Você já viu o filme “A procura da felicidade”? No filme o protagonista que nunca pegou no cubo mágico consegue resolver com muita facilidade e impressiona o homem que estava com ele, o que desencadeou no filme, momentos únicos para o personagem.

O cubo mágico também é conhecido como cubo Rubik, ele é um quebra-cabeça em 3 dimensões. Foi inventado pelo húngaro Erno Rubik, em 1974. No mesmo ano que foi criado, o cubo já ganhou o prêmio alemão do “Jogo do Ano”. O curioso é que o seu próprio inventor e criador demorou um mês para resolver o cubo pela primeira vez.

Esse “brinquedo” virou febre da década de 1980 e desde então faz muito sucesso. Você vai encontrar o cubo para vender em muitos lugares, principalmente em lojas de brinquedo, ele é feito de plástico e tem versões diferentes. A mais comum é a versão 3x3x3, é composta por 6 faces de 6 cores diferentes, as outras versões pouco conhecidas são a 2x2x2, 4x4x4 e a 5x5x5.

Erno Rubik não criou o cubo mágico para ser um brinquedo, ele fez o quebra-cabeça, pois trabalhava como professor do Departamento de Desenho de Interiores e queria ilustrar para os alunos de arquitetura o conceito da terceira dimensão. A primeira peça foi criada em madeira e era exatamente como conhecemos hoje de seis lados com seis cores distintas. 

Como aprender com ele

cubo-magico

O cubo mágico é mais complexo do que imaginamos e é até por isso que poucas pessoas conseguem resolver o quebra-cabeça, pois ele foi criado para ajudar os alunos com a geometria e mostrar o conceito da terceira dimensão. Dessa forma, quando o aluno girava, ele conseguia visualizar os movimentos realizados.

O cubo mágico é pura matemática e você pode aprender um pouco com ele. O número de combinações que você pode arranjar é de 8 formas diferentes. Se você permutar suas doze arestas, vão existir 12 combinações, mas você deve lembrar que só metade disso é possível, até porque não dá para virar duas arestas sem trocar a posição de dois vértices. No final o número de combinações possíveis é uma grande conta de matemática. Só para você ter uma ideia, para uma pessoa realizar todas as combinações possíveis em uma velocidade de um movimento por segundo, iria demorar 1.400 trilhões de anos.

O passatempo é um teste simples para problemas de busca e enumeração, essa é uma grande área de pesquisa e tem relação com pesquisadores de muitas disciplinas. O interessante é que, da mesma forma que o cubo mágico é um “brinquedo”, ele ajuda na pesquisa sobre busca e enumeração. Além disso, ele tem muitas outras vantagens e pode ajudar você em vários aspectos. Ele ajuda a desenvolver o raciocínio e é levado muito a sério também, já que existem até campeonatos do cubo e, nesse momento, é preciso pensar rápido, dominar as técnicas, ser muito ágil e ter raciocínio lógico.

As habilidades físicas, nesse tipo de disputa, não têm muito valor, o que vale aqui é dominar as técnicas e ter o pensamento rápido. O cubo mágico pode ser resolvido por qualquer pessoa em qualquer idade. 

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo