Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Outros Cursos » Coursera oferece 20 cursos online grátis de Universidades Estrangeiras em Português

Coursera oferece 20 cursos online grátis de Universidades Estrangeiras em Português

Olá leitores do Canal do Ensino!

Dica importante para quem gostaria de fazer cursos em universidades estrangeiras, mas está sem dinheiro ou sem tempo. A plataforma Coursera está oferecendo 20 cursos online grátis de instituições internacionais em Português!

O que é o Coursera

O Coursera é uma das mais importantes plataformas de cursos online gratuitos do mundo. Foi criado pelas universidades norte-americanas de Stanford, Princeton, Michigan e Pennsylvania, e hoje reúne cerca de 90 instituições de grande relevância mundial. São oferecidos cursos em diversas áreas do conhecimento, gratuitamente. Desde 2013, o conteúdo tem sido traduzido para português, facilitando o uso por estudantes brasileiros.

Coursera no Brasil

Em parceria com a Fundação Lemann, o Coursera foi oficialmente lançado no Brasil, ampliando sua presença não só com cursos traduzidos, mas também produzidos por universidades brasileiras. Instituições como USP e UNICAMP já oferecem conteúdos por meio da plataforma, em áreas que vão de finanças a empreendedorismo.

Por meio da parceria com o Coursera, a Fundação Lemann visa aproximar esse vasto conteúdo do público brasileiro e estimular a produção de instituições nacionais.

Os MOOCs

O projeto busca ainda acompanhar de perto a evolução desse tipo de educação: os MOOCs – Massive Open Online Courses (Cursos on-line gratuitos e massivos, em livre tradução). Os MOOCs representam uma grande inovação no ensino à distância e sua dinâmica indica novos caminhos para a educação de forma geral, não só a de nível superior.

Para aumentar sua visibilidade no Brasil, que já é o quinto maior público do site, o Coursera também firmou uma parceria estratégica com o R7, que irá disponibilizar os cursos em seu portal.

Cursos já legendados

Todas as vídeo-aulas têm legendas em português e talvez você encontre outros materiais como exercícios, avaliações, atendimento online e fóruns sem tradução, mas tudo pode ser acessado de qualquer modo.

Dica: quem quiser apenas acompanhar as vídeo-aulas e não fala inglês, deve seguir esse passo a passo em português para criar uma conta e esse para acessar as vídeo-aulas e materiais do curso.

Agora é só escolher seu curso online e gratuito e começar a estudar. Veja só:

Tradutores voluntários

Todas essas vídeo-aulas são traduzidas por voluntários. A equipe do Coursera seleciona os tradutores à medida que surgem demandas relacionadas com os temas de interesse e especialidade de cada um. Por isso, se você se candidatou para ser tradutor e ainda não foi chamado, pode ser ainda convocado quando um curso da sua área começar a ser produzido. Se você se interessou e quiser fazer parte desse time, leia o edital e preencha o formulário.

Além de ter acesso ao material do Coursera e ajudar a promover o acesso à Educação, os tradutores voluntários que participarem do projeto receberão certificado emitido pela Fundação Lemann e Coursera, além de ter sua contribuição mencionada nos créditos finais do vídeo.

Não deixe de aproveitar a oportunidade. Conhecimento nunca é demais!

Até a próxima.

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

comentários (3)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo