Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Outros Cursos » Coursera e Canal do Ensino se unem para divulgar cursos gratuitos

Coursera e Canal do Ensino se unem para divulgar cursos gratuitos

Olá leitores!

Temos o prazer de divulgar que o Canal do Ensino iniciou parceria com o Coursera, uma das principais plataformas de cursos universitários gratuitos no mundo.

O Coursera foi criado em 2012 por Daphne Koller e Andrew Ng da Universidade Stanford, hoje Koller é presidente e cofundadora do Coursera, antes de fundar a Coursera, ela foi Professora de Ciência da Computação na Universidade Stanford, onde permaneceu por 18 anos.

A plataforma disponibiliza mais de 1.000 cursos online grátis oferecidos por 119 instituições de ensino e o Brasil ocupa um lugar de destaque entre os países que mais acessam o Coursera.

Em entrevista Daphne Koller deixa claro a importância desta parceria para o público brasileiro.

Como o Coursera surgiu?

O Coursera foi criado em 2012 por mim e por um colega da Universidade de Stanford com a missão de proporcionar acesso universal ao melhor da educação mundial. Como professores de ciência da computação, percebemos que naquele momento a tecnologia estava madura o suficiente para criar uma revolução no acesso a instituições de ensino da mais alta qualidade. Três anos depois, já alcançamos a marca de 12 milhões de alunos globalmente que podem escolher centenas de cursos oferecidos pelas nossas 119 universidades parceiras nos cinco continentes. Esses parceiros incluem Stanford, Yale e Princeton, além de USP e Unicamp, no Brasil.

Quais as demandas o Coursera percebe no Brasil?

Ficou claro para nós desde o começo de que há uma demanda por educação online de qualidade no Brasil. O país já é nosso quarto maior mercado, com mais de meio milhão de estudantes registrados, mesmo antes de termos qualquer curso produzido em português. Por isso mesmo estamos tão animados que nossos parceiros brasileiros, USP, Unicamp e Fundação Lemann (uma organização sem fins lucrativos) estão lançando suas primeiras aulas online no Coursera nas próximas semanas. Entre os cursos disponíveis estarão um de engenharia digital da Unicamp, um sobre a história da contabilidade, da USP, e um curso de desenvolvimento profissional para professores, da Fundação Lemann. Além disso, oferecemos também dezenas de cursos legendados sobre assuntos diversos, desde psicologia social até finanças ou computação.

Como mais brasileiros poderão descobrir o Cousera?

À medida que adicionamos mais e mais cursos na Língua Portuguesa, um dos nossos maiores desafios será espalhar no Brasil a incrível oportunidade do livre acesso às melhores universidades do mundo . Estamos muito felizes em poder trabalhar com parceiros alinhados com a nossa missão, como é o caso do Canal do Ensino, que ajudam a conectar os brasileiros com uma educação que pode ajuda-los a atingir seus objetivos e, até mesmo, transformar suas vidas.

Qual é o curso mais procurado no Coursera?

Um dos cursos mais populares atualmente é o Aprendendo a Aprender, da Universidade da Califórnia, San Diego. É um curso que explora como o cérebro absorve as informações, ajudando a entender como melhorar seu próprio processo de aprendizado em tudo o que você fizer. Você pode começar e terminar o curso no seu próprio tempo. É também um dos poucos cursos que agora são disponibilizados com tradução completa do inglês para o português, desde os vídeos até o material de leitura. Na minha opinião, Aprendendo a Aprender é um curso que todos deveriam fazer.

O que é uma Especialização?

A Especialização é uma série de cursos sobre uma expertise específica, que termina com um projeto final, usualmente elaborado com a ajuda de profissionais do setor. Especializações são extremamente populares entre os alunos que têm por objetivo avançar rapidamente em suas carreiras, sem ter que abandonar todos seus projetos para se inscrever em um programa de graduação universitária tradicional e presencial.

Isso explica porque duas de nossas especializações com mais adesões são em Data Science e Programação Android, ambas baseada em tecnologias que só apareceram recentemente. Outras especializações populares são em áreas como desenvolvimento de carreira, da Universidade da Califórnia, Irvine e Fundamentos dos Negócios, de Wharton, uma das mais prestigiosas escolas de business do mundo.

Por que há tanto interesse em educação online?

Uma educação que fica limitada apenas até o início da carreira não é mais suficiente para uma trajetória profissional de sucesso. Cerca de 75% das pessoas que estão vindo para o Coursera já passaram a idade universitária e estão a procura de novas habilidades e conhecimentos que lhes darão vantagem competitiva no mercado de trabalho. Ainda que todos nossos cursos sejam gratuitos, os certificados (Verified Certificates) que oferecemos mediante um pequeno investimento são particularmente populares entre os estudantes brasileiros. O Verified Certificate, oferecido por algumas das melhores universidades, é um sinal para os empregadores de que você concluiu adequadamente todas as tarefas e avaliações de um curso. Aqueles que recebem o Verified Certificate estão aptos a fazer o upload dessa informação no seu perfil do LinkedIn para que fique visível aos empresários e recrutadores que a cada dia reconhecem mais o valor dessas conquistas. É um novo tipo de credencial que permite aos profissionais se atualizarem ou se reposicionarem em suas carreiras.

Os certificados do Coursera realmente ajudam na busca por um emprego?

Frequentemente eu escuto estudantes do Coursera de todo o mundo atribuindo à experiência e ao conhecimento adquiridos nos cursos online o fato de terem conquistado novos empregos ou terem mudado sua carreira. Apenas um exemplo disso é de um argentino chamado Juancho, que fez a Especialização em Computação em Nuvem com Dispositivos Android oferecida pelas Universidades Vanderbilt e Maryland, College Park. Logo após ele decidir colocar seu Verified Certificate no LinkedIn, Juancho foi imediatamente contatado por diversos recrutadores. Ele considera o salto na carreira, vivido desde então, como resultado da formação adquirida e do reconhecimento obtidos com a Especialização.

Outra grande história que chegou até nós é de Daniel, um cientista de dados do Brasil, que cursou a especialização Data Science oferecida pela Universidade Johns Hopkins. Ele esteve procurando emprego recentemente e se inscreveu em um processo seletivo no qual o recrutador também estava fazendo a mesma especialização. Isso criou uma conexão imediata entre eles, que passaram boa parte da entrevista conversando sobre conceitos do curso. Acho que eu nem preciso falar que a vaga na empresa foi oferecida a ele!

Você pode dar algumas dicas de como completar um curso online de forma bem sucedida?

Um dos primeiros erros cometidos pelos estudantes do Coursera e de outras plataformas similares é se inscrever ao mesmo tempo em um monte de cursos que lhe despertaram o interesse. Comprometa-se apenas com um ou dois cursos de cada vez e defina períodos por semana para trabalhar nas leituras e nas atividades propostas. Além disso, eu recomendo fortemente o curso Aprendendo a Aprender, que eu mencionei anteriormente, para conseguir orientações de como evitar a procrastinação e como adquirir bons hábitos de estudos.

Você consegue prever qual será a tendência no segmento de educação nos próximos 10 anos?

Acredito que o acesso a educação de qualidade se tornará universal. O Coursera está caminhando para ter mais de 5 mil cursos disponíveis até 2025, aproximadamente um número igual àquele de uma grande universidade. Nesse momento, qualquer pessoa com uma conexão de internet terá acesso a cursos das melhores instituições de ensino do mundo, em qualquer área. Nós também esperamos que esses cursos estejam disponíveis nos idiomas mais populares, criando oportunidade de aprendizado para pessoas de todo o mundo. Por outro lado, eu também acredito que a educação online vai resultar numa mudança significativa na forma como as universidades vão agregar valor aos estudantes nos campus. Cada vez mais professores vão orientar seus alunos a obter conteúdo e adquirir conhecimento básico online, para que a experiência em sala de aula possa ser usada pra discussões interativas e outras atividades. Acredito que o formato de aulas tradicional, baseado em palestras dos professores rapidamente se tornará coisa do passado.

Acesse o site do Coursera em português

Bom estudo e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo