Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Detalhes sobre Câncer de Mama que você deveria conhecer

Detalhes sobre Câncer de Mama que você deveria conhecer

Olá leitores do Canal do Ensino!

O mês de Outubro foi escolhido para ser o mês de conscientização do câncer de mama.

Em vários países ao redor do mundo, monumentos são iluminados de Rosa para lembrar a população de que os exames de mamas devem ser feitos pelas mulheres com mais de 40 anos pelo menos uma vez ao ano.

A cor Rosa representa o elevado número de mulheres que são acometidas pela doença e infelizmente ainda morrem dela, mas acho que a escolha de “monumentos públicos” famosos e vistos por TODOS tem um propósito ainda maior. Tem o propósito de chamar a atenção das mulheres, dos homens, do governo e dos médicos em geral para algo que deveria ser de conhecimento global todos os dias.

Vamos explicar melhor:

Primeiro

Os homens devem se lembrar que o câncer de mama não é uma doença exclusiva das mulheres: “Homem também pode ter câncer de mama.”

Esta afirmação ainda causa espanto na maioria das pessoas, mas o fato é que como é muito menos frequente do que nas mulheres, fica a impressão de que nunca acontece. Para cada 100 mulheres que recebem o diagnóstico de câncer de mama somente 1 homem recebe a mesma notícia. No entanto, como os casos representam um número muito menor, os exames de busca ativa populacional, ou seja, aqueles exames que são feitos de rotina mesmo sem queixas, não são necessários aos homens. Isso não significa que NÂO ser necessário NUNCA, só significa que NÂO são necessários de ROTINA. Quando o homem apresenta alguma queixa de palpação de nódulo (bolinha) na região das mamas, o exame pode ser muito bem indicado.

Segundo

Muitas mulheres desconhecem que o câncer pode acontecer em qualquer fase de sua vida. Um dos exemplos disso é que muitas não sabem que câncer de mama pode ocorrer na gestação, e como se ouve falar que amamentação é fator de proteção para câncer de mama, acreditam que enquanto estão amamentando estão protegidas de ter um câncer. Na verdade, amamentar é um dos fatores que diminuem o risco de câncer de mama ao longo da vida, porém não age isoladamente, e não blinda a mulher para um futuro câncer. Uma gestante deve saber que o câncer de mama pode acontecer durante sua gestação. Por este motivo, deve estar sempre alerta e em caso de dúvida deve procurar uma avaliação qualificada.

Terceiro

Os médicos devem sempre “pensar” em câncer.

Isso não significa que seu médico esteja desejando que você tenha um câncer, mas saber que câncer é sempre uma das possibilidades facilita seu raciocínio e dificulta um atraso no diagnóstico.

Quarto

O governo deve se lembrar que monumentos históricos, assim como pessoas com câncer podem estar em qualquer lugar.  Não estão somente nas grandes cidades. Assim sendo, programas que incluam a descentralização do tratamento do câncer e a especialização de pessoas nos mais variados lugares são extremamente bem vindos.

Não basta um número adequado de mamógrafos no país, eles devem estar adequadamente localizados, distribuídos e bem manipulados.

O diagnóstico e o tratamento adequado devem estar em todos os lugares.

Quinto

Todos nós temos algum fator de risco para o câncer. Só o fato de estarmos vivendo mais tempo e dando mais tempo pra que as nossas células de exponham a todos os fatores ambientais são exemplo disso.

E por último

O câncer não deve ser visto como “aquela doença ruim” que só acontece com seu vizinho. Não deve ser visto como uma doença que só ocorre em uma família onde alguém já teve câncer, e não deve ser visto como a doença que mata.

E tudo isso não deve nos amedrontar, mas sim “alertar” a todas as mulheres para o fato de que esta doença pode ocorrer em qualquer uma de nós, independente de raça, crença ou classe social. E conhecendo os fatores de risco nos posicionamos de forma “preventiva”.

Sabemos que os fatores de risco para o câncer de mama funcionam como uma balança onde de um lado pesam os fatores de risco e do outro lado os fatores de proteção.

cancer-de-mama

Para o lado dos riscos temos:

  • a menstruação que chegou cedo demais (antes dos 11 anos),
  • a menstruação que parou tarde demais (menopausa depois dos 50 anos),
  • o uso excessivo e/ou indevido de terapias de reposição hormonal,
  • não ter filhos ou tê-los muito tarde (após os 30 anos),
  • não amamentar,
  • estar obesa,
  • não realizar exercícios regularmente,
  • exagerar no álcool,
  • exagerar nas dietas com gorduras e carnes vermelhas.

Estes fatores isoladamente não causam um câncer, no entanto, a somatória de pequenos riscos, pode aumentar o risco ao longo de uma vida.

IMPORTANTE: Além destes riscos que acabamos de citar, temos ainda toda a carga genética que herdamos de nossos, pais, nossos avós, ou seja de toda nossa família. Se a mulher tiver uma família que têm muitos casos de câncer, principalmente, se estes casos forem de câncer de mama, na mãe, ou na irmã soma-se ao seu risco pessoal o risco que herdou da família. No entanto, cuidado! A maioria dos casos de câncer de mama acontecem porque se é mulher, pois 80 a 85% das mulheres com câncer de mama NUNCA tiveram um parente com câncer!

Mas e o que protege a mulher? Ou seja, quais os fatores de proteção?

  • Ter filhos em idade precoce (antes dos 18 anos),
  • amamentá-los por mais um ano, (ambas atitudes difíceis na atualidade pois as mulheres têm filhos cada vez mais tarde, e voltam ao trabalho após 4 meses de licença gestação),
  • não fazer uso de reposição hormonal na pós-menopausa, principalmente se não avaliaram suas mamas antes do início do uso da medicação,
  • não engordar (o ideal é que não se aumente mais que 10 kilos do que se tinha na fase de adolescência),
  • ter alimentação saudável, (abordaremos o assunto em uma próxima edição)
  • praticar exercícios (pelo menos 30 minutos 3 vezes por semana),
  • evitar o álcool.

E da mesma forma que os fatores de risco, isoladamente os fatores de proteção não são capazes de garantir que uma mulher não terá câncer de mama, ou seja, mesmo que você tenha amamentado seu filho você pode vir a ter um câncer… Pois os fatores de risco mais importantes são: SOMOS MULHERES, e ENVELHECEMOS TODOS OS DIAS…

Portanto, no mês de Outubro, vamos nos vestir de Rosa, iluminar de Rosa nossos monumentos e nossas vidas, no entanto divulgar que o câncer de mama pode existir para TODOS e se diagnosticado em fases iniciais pode ser CURADO deve ser nossa tarefa TODOS os dias.

Grande abraço!

Dra Fabiana Baroni Alves Makdissi – CRM 92598
Médica Mastologista com título especialista pela Sociedade Brasileira de Mastologia
Doutora em Oncologia pela FMUSP
Sócio- fundadora da ONG – Instituto de Desenvolvimento e Humanização do Câncer de Mama – IDVH

www.fabianamakdissi.com.br

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo