Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » Conheça os países que oferecem Bolsas de Estudo no Exterior

Conheça os países que oferecem Bolsas de Estudo no Exterior

Olá pessoal!

Estudar no exterior. Esse é, provavelmente, o sonho de muitos jovens por aí. Mas o sonho sempre acaba esbarrando em um grande obstáculo: o custo. São mensalidades e taxas das universidades, moradia, alimentação e outras demandas em moedas estrangeiras que acabam sendo bem pesadas.

O bom é que para isso existem as bolsas de estudo. Várias instituições privadas e entidades governamentais brasileiras e estrangeiras oferecem bolsas de estudo no exterior.

Para conseguir uma delas, não é nada fácil. As exigências são muitas e a concorrência é grande. Mas, não é nada impossível.

As ofertas de bolsas, requerimentos e prazos variam a cada ano. É bom sempre entrar nos sites periodicamente. Em muitos países o ano letivo começa em agosto ou setembro, ou seja, está em tempo de correr atrás e iniciar o seu processo.

Pesquise bastante, afinal será uma fase importante de sua vida acadêmica e a escolha do curso e instituições ideais são essenciais.

Então, dê uma olhada abaixo em algumas ofertas de bolsas de estudo internacionais e escolha a melhor para você:

Brasil

  • Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) – Agência de fomento do governo federal. Oferece uma série de bolsas para vários países, especialmente em nível de Doutorado, Pós-Doutorado e Estágios no exterior.
  • CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) – Oferece bolsas para Doutorado sanduíche e Doutorado pleno no exterior.
  • Ciência sem Fronteiras – Oferece bolsas de Pós-graduação para brasileiros e oportunidades de intercâmbio para alunos de Graduação. Para o Doutorado sanduíche ou para o Doutorado pleno em muitas universidades estrangeiras, o candidato interessado pode conseguir a bolsa apenas com o diploma de graduação.
  • Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) – Oferece auxílio para a realização de Estágios de Pesquisa para bolsistas de Pós-Doutorado.
  • Ministério das Relações Exteriores – Divisão de temas educacionais (DCE) – Site oferece diversas oportunidades recentes de bolsas de estudos concedidas a estudantes brasileiros no exterior.
  • Fundação Estudar – Oferece bolsas para alunos brasileiros realizarem Mestrado e Doutorado no exterior.
  • Fundação Lemann – Oferece bolsas de estudos parciais e integrais em algumas das melhores universidades do mundo para pessoas de talento e potencial, comprometidas com o desenvolvimento do Brasil.
  • Programa de Bolsas de Estudo / Santander Universidades – Oferece cinco tipos de bolsas de estudo diferentes para alunos de Graduação, Pós-graduação e Professores.
  • Instituto Ling – Oferece bolsas de Mestrado e Pós-graduação para alunos já aprovados para os cursos de MBA, MPA e LLM em universidades de primeira linha no exterior, jovens jornalistas indicados por profissionais de renome da imprensa brasileira, alunos aprovados para um Mestrado em Engenharia na universidade IIT ou jovens indicados por entidades parceiras para participarem do programa de Pós-graduação em liderança Global, Competitiveness Leadership Program. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado 11/08/2017)

Alemanha

  • DAAD – Brasil – Escritório do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico no Brasil. Oferece bolsas para Cursos de Língua e Cultura Alemã, Pós-graduação, Mestrado e Doutorado com temáticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável, políticas públicas, além de especialização em música, artes, design, artes cênicas, comunicação, arquitetura e cinema. Como as oportunidades e prazos de candidatura variam a cada ano, é recomendável checar o site periodicamente.
  • DAAD – German Academic Exchange Service – Site onde você pode encontrar informações sobre vários tipos de apoio financeiro oferecidos pelo DAAD a estudantes estrangeiros (incluindo pós-graduação e pós-doc). Informações sobre bolsas de estudo oferecidas por outras organizações também podem ser encontradas.

Austrália

Bélgica

  • VLIR-UOS Scholarships – Com o programa Vlir-Uos, estudantes brasileiros podem se candidatar a uma bolsa de Mestrado em uma instituição de ensino na Bélgica. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Informação atualizada em 07/12/2015)

Canadá

China

Coréia do Sul

  • Korean Government Scholarship Program – Oferece bolsas de estudos para Pós-graduação. Os alunos estrangeiros devem ter menos de 40 anos. Aulas de Coreano são oferecidas aos candidatos antes do início do ano letivo. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 05/12/2019)

Espanha

  • Fundação Carolina – O programa de bolsas da entidade oferece uma série de auxílios para candidatos de várias áreas fazerem cursos de Pós-graduação na Espanha.
  • MIT- Zaragoza Women in Logistics and SCM Scholarship – O Zaragoza logistics center oferece bolsas de estudo para alunas do MIT-Zaragoza Master of Engineering in Logistics & Supply Chain Management. A bolsa tem por objetivo motivar candidatas mulheres a se tornarem lideranças ativas no campo da logística. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Informação atualizada em 07/12/2015)
  • Fundación Botin – Programa para el Fortalecimiento de la función pública en América Latina – A Fundación Botin oferece bolsas destinadas a estudantes universitários latino-americanos de alto potencial e vocação para o serviço público.

Estados Unidos

  • Education USA – Disponibiliza periodicamente informações sobre oportunidades de bolsas de estudos em universidades americanas abertas para brasileiros. Oferece o Programa Oportunidades Acadêmicas.
  • Comissão Fulbright no Brasil – Oferece bolsas de estudos para estudantes de Pós-graduação, Professores e Pesquisadores em universidades americanas. Também oferece bolsas em determinadas áreas para profissionais brasileiros em meio de carreira, pelo Programa Hubert H. Humphrey Fellowship.

Europa

  • Erasmus Mundus – Programa criado pela União Europeia, oferece a alunos internacionais bolsas integrais para realização de cursos de Mestrado e Doutorado.

França

  • Campus France / Brasil – Serviço oficial de informações sobre os estudos superiores na França ligado aos Ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores. Oferece informações sobre oportunidades de bolsas de estudos oferecidas por diversas organizações na França.
  • Emily-Boutmy Scholarship – Universidade SciencesPo – Concedida aos melhores alunos internacionais de fora da União Europeia que pretendem cursar sua Graduação ou Mestrado na França.

Holanda

  • Nuffic Neso Brazil – Órgão do governo holandês, sediado em Brasília. Tem como objetivos promover o ensino superior holandês no Brasil, estimular a cooperação institucional entre universidades brasileiras e holandesas e desenvolver relações com alumni. Oferece informações sobre opções de bolsas disponíveis em universidades holandesas. Também detalha as fontes de financiamento para que tem interesse em estudar na Holanda.
  • Programa Orange Tulip Scholarship Brazil – Voltado para estudantes brasileiros com excelência acadêmica. Todas as bolsas são para cursos ministrados em inglês.

Itália

Japão

  • Bolsas do Governo Japonês – O Governo Japonês oferece bolsas de estudo para brasileiros em universidades japonesas para Pesquisa e Cursos Profissionalizantes. (Conteúdo Indisponível. Atualizado em 21/12/2016)
  • Consulado Geral do Japão em Curitiba – Oferece bolsas de estudo para realização de pesquisas em universidades japonesas. Também oferece ao interessado a oportunidade de cursar o Mestrado ou Doutorado, caso venha a ser aprovado no exame de admissão da universidade japonesa. Inclui curso de língua japonesa nos seis primeiros meses da bolsa, dependendo do nível de conhecimento da língua do candidato aprovado.

Malásia

  • Programa de Bolsas do Governo da Malásia – O programa internacional de bolsas do governo da Malásia busca atrair profissionais que queiram cursar seu Doutorado ou Pós-Doutorado no país.

México

  • Fundación Beca – Oferece oportunidades para candidatos da América Latina realizarem estudos de Pós-graduação no exterior. São concedidas bolsas parciais e integrais. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 05/12/2019)

Nova Zelândia

  • New Zeland Scholarships – O governo da Nova Zelândia seleciona candidatos em nível de Doutorado para bolsas integrais no país. Áreas de interesse prioritário: Desenvolvimento agrícola e energia renovável.

Reino Unido

Suíça

  • State Secretariat for Education, Research and Innovation (SERI) – Órgão do governo Suíço, oferece bolsas de estudos exclusivas para brasileiros: Doutorado, Pós-Doutorado e Pesquisa. Como as oportunidades e prazos de candidatura variam a cada ano, é recomendável checar o site periodicamente.(Conteúdo Indisponível. Atualizado em 21/12/2016)

Taiwan

Sites interessantes para busca de Bolsas de Estudo

  • Scholarships for Development (scholars4dev) – Site que oferece diversas oportunidades de bolsas para estudantes brasileiros no mundo.
  • Scholarship-positions.com
  • Scholarships USA
  • Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal) – (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 05/12/2019)
  • Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Portugal)
  • Becas y Convocatórias – Informações sobre bolsas de estudo (e outras oportunidades) dirigidas a estudantes Latino-americanos.
  • Locos por las Becas – Informações interessantes sobre bolsas de estudo e outras oportunidades internacionais.
  • Hotcourses – Site com informações e dicas que facilitam ao estudante brasileiro encontrar uma instituição, escola, faculdade ou universidade internacional. Oferece um link de busca para bolsas de estudo com oportunidades interessantes em diversos países.
  • Academicis – Oferece informações sobre bolsas de estudo – Idiomas, Graduação, Pós-Graduação – em diversas universidades e instituições de ensino no mundo.

Boa pesquisa e boa escolha!!

Até mais.

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo