Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Conheça os 7 tipos de estudantes

Conheça os 7 tipos de estudantes

Olá leitores!

Vocês sabem quais são os 7 diferentes tipos de estudantes? Independentemente se considerarmos um estudante de ensino fundamental e médio, ou aqueles que já estão na faculdade ou mesmo fazendo pós-graduação, a realidade é a mesma, todos são diferentes entre si.

Conseguimos notar a diferença entre esses 7 tipos de estudantes, principalmente quando o professor solicita o desenvolvimento de trabalho em grupo. É a partir desse momento que surgem os desentendimentos e os conflitos de personalidade entre os integrantes da equipe.

O segredo para saber lidar com os colegas nesses momentos é conseguir identificar e gerenciar cada tipo de personalidade dentro do grupo e, a partir desse ponto, saber lidar e administrar esses momentos tensos, evitando assim possíveis desentendimentos.

Confira agora os 7 diferentes tipos de estudantes e aprenda a compreender cada personalidade e gerenciar com tranquilidade os momentos de atividades em grupo:

  1. O líder: esse é aquele colega que assume toda a responsabilidade do trabalho. É aquela pessoa que assume o trabalho dos outros. A pessoa com esse perfil de liderança, tende a ser considerado proativo. Entretanto, no caso de trabalhos em grupo, os mais acomodados acabam se aproveitando da situação, e abusando da boa vontade ou iniciativa dessa pessoa.
  2. O empolgado: esse tipo de estudante é conhecido por nossos avós como “fogo de palha”. O colega empolgado, no dia que o desafio é lançado pelo professor, reúne o grupo, faz planos e tem ideias geniais. A sensação que a equipe tem, é que esse trabalho irá render ao menos um boa nota. Mas o sonho vira realidade, e o nosso amigo empolgado simplesmente desaparece, conseguindo os compromissos mais impossíveis, apenas para não colocar o trabalho em prática.
  3. O gênio preguiçoso: esse integrante da equipe, é aquele que toda a turma, e até alguns professores não compreendem: como uma pessoa tão preguiçosa pode ter as melhores notas? Pois é, toda turma de escola ou faculdade tem alguém com esse perfil. Inicialmente, a ideia de ter, geralmente, a pessoa mais inteligente da turma, em seu grupo anima, mas ao perceber que ela não irá fazer nada, causa um certo incômodo. A dica para essa situação, é delegar funções e dar prazos para esse tipo de pessoa, pedir feedback do desenvolvimento de sua parte do trabalho pode ajudar.

    alunos-diferentes

  4. Negativista: se esse colega fosse comparado com um dos 7 anões, ele seria o zangado. Esse tipo de pessoa critica todas as ideias e consegue encontrar defeito em tudo que todos fazem, entretanto, ela não consegue dar uma sugestão que seja viável para o trabalho, e que ajude a melhorar. Trabalhar com pessoas com essas características, é um verdadeiro exercício de paciência.
  5. Popular: o perfil desse colega é muito comum em filmes americanos. O “cara” popular. Todos o conhecem e todos querem ser seu amigo, e ele usa isso em seu benefício, se aproveitando dessa sua habilidade de conseguir persuadir as pessoas com seu carisma. O que se pode fazer em uma situação como essa é sempre agendar as discussões em grupo e tentar fazer com que ele participe.
  6. Fugitivo: o colega fugitivo tem quase o mesmo perfil do gênio preguiçoso, a única diferença é que falta a genialidade. Esse colega sempre arruma um jeito de se camuflar em meio aos livros, ou sair de perto no momento que as tarefas estão sendo divididas. Nessa situação, é indicado direcionar uma função e lhe dar prazo de entrega ou discussão do assunto antes que ele suma novamente.
  7. Fantasma: muitas escolas ou mesmo faculdades, possuem alunos fantasmas, que são aqueles que adivinham o dia exato que o professor irá dar uma atividade em aparecem. Os grupos são divididos e a pessoa nunca mais aparece. A dica aqui é evitar que essa pessoa seja colocada em seu grupo, senão as atividades dele deverão ser arcadas pelos outros integrantes da equipe.

As pessoas realmente são diferentes, o que devemos fazer, é aceitar essas pessoas como são e saber lidar com a situação com tranquilidade e sabedoria.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo