Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Conheça o projeto educacional que integra tecnologia e educação

Conheça o projeto educacional que integra tecnologia e educação

Olá, leitores!

Nós aqui do Canal do Ensino estamos sempre divulgando e incentivando novas iniciativas para a educação. E é sobre isso que vamos falar aqui.

Hoje, o destaque vai para o projeto educacional Escola Interativa de São José dos Campos, no interior de São Paulo, que conseguiu integrar tecnologia e educação de um modo mais efetivo.

O objetivo dessa ação é capacitar, modernizar e transformar toda a rede municipal de ensino da cidade, através de muita interatividade com direito a wi-fi nas salas de aula, tablets para todos os alunos e notebooks para os professores. Conheça abaixo.

Escola Interativa

A Escola Interativa pretende chegar a 600 salas interativas distribuídas entre 46 escolas de Ensino Fundamental, equipadas com projetores interativos, servidores e wi-fi, além dos tablets dos alunos. O projeto prevê ainda mais 73 Salas de Leitura Interativa de escolas de Educação Infantil.

As primeiras escolas já começaram. Até o momento já são mais de 15 mil alunos atendidos no Ensino Fundamental e até o ano que vem, o programa chegará a todos os alunos. Na Educação Infantil, as Salas de Leitura Interativa já estão beneficiando quase 22 mil alunos.

A primeira fase de implantação já equipou com notebooks mais de 3.300 professores, tanto do Ensino Fundamental como da Educação Infantil. A internet por fibra ótica irá conectar todas as escolas.

O projeto ainda prevê muita interatividade com a família para, assim, inserir pais e filhos juntos na alfabetização e aprendizado.

Veja alguns dados sobre o projeto educacional:

Ensino Fundamental

  • Um notebook para cada professor de toda a rede
  • Um tablet por aluno do 1º ao 9º ano
  • Projetor interativo e internet via wi-fi
  • Internet banda larga disponível no entorno das escolas

Educação Infantil

Em todas as salas de leitura estão disponíveis:

  • Projetor interativo
  • Internet wi-fi
  • 32 tablets
  • Rack para carregamento

Site Escola Interativa

No site da Escola Interativa, você conhece tudo sobre o projeto e ainda assiste vídeos e tem acesso a notícias que falam sobre o assunto.

Para ter uma ideia de como as coisas funcionam, uma das matérias mostra um exemplo de uma professora que mostrou um vídeo em sala de aula através do projetor interativo. Em seguida, ela acionou um aplicativo com um questionário sobre o vídeo e os alunos tinham que abrir em seus tablets e responder. Desse modo, ela acompanhava o desempenho de cada estudante, quem respondia certo ou errado, ou ainda quem estava disperso.

Existem mil maneiras de revolucionar a educação no Brasil. O projeto Escola Interativa de São José dos Campos é uma delas. Parabéns!

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo