Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Concursos Públicos » Conheça as principais bancas organizadoras de concursos

Conheça as principais bancas organizadoras de concursos

Olá,

Quem está dentro do mundo de concursos públicos sabe que um dos fatores ao se decidir por um cargo ou carreira é a banca organizadora que vai realizar a prova. Isso porque cada uma delas possui diferentes níveis de dificuldade e diferentes formas de cobrança nas provas. Portanto, antes de iniciar sua preparação adequada para a prova, saiba como são as principais bancas do Brasil:

  • Fundação Carlos Chagas – FCC

A forma de avaliação é direta e objetiva. As questões são de múltipla escolha e tem boa distribuição, abrangendo todos os tópicos do edital.

Nas provas da FCC, é provável que não apareça questão doutrinária ou jurisprudencial. Portanto, na maior parte da prova é composta por questões ao “pé da letra”.

Para uma boa avaliação, o concurseiro deve estar atento a legislação e não deve se deter em manuais, doutrinas e jurisprudências. Observando esses pontos, o candidato terá boas chances de aprovação.

Duas matérias que podem confundir são os conteúdos de Informática e Português. Muitos acreditam dominar os assuntos e no momento da prova esquecem onde ficam os menus e comandos dos aplicativos, e fazem confusão de conceito ou gênero. Fazer exercícios dessas duas matérias o ajudará a estar antenado na hora da prova.

As provas da FCC são de nível médio a difícil. É recomendado ler primeiro as alternativas e depois os enunciados das questões. Uma breve leitura da prova ajuda o candidato a responder outras questões.

Fazer provas anteriores da banca é a melhor maneira de conhecer a organizadora.

  • Cesgranrio

 

O candidato deve estudar todo o conteúdo proposto no edital. É característica da banca usar todas matérias na prova, dificilmente um item não é cobrado. A Cesgranrio e a FCC têm estilos parecidos. Em Atualidades, a banca cobra elementos do cotidiano, o candidato deve estar a par dos acontecimentos recentes. Alguns textos são até extraídos do Jornal “O Globo”.

Gráficos e imagens são usados na prova, exigindo do candidato capacidade de interpretação e visualização. A organizadora não trabalha com enunciados longos ou complexos, e sim com questões diretas e objetivas que podem ser problema para os candidatos desatentos, por conta das pegadinhas inseridas. A atenção deve estar voltada também ao que é colocado no edital.

  • Fundação Getúlio Vargas – FGV

As provas são de múltipla escolha, a maioria com cinco alternativas. A banca realiza concursos de nível federal, estadual e municipal, além do Exame da Ordem (OAB). As questões de Direito alternam em complexas e fáceis, em maior parte com texto de lei, mas não se pode deixar de lado o conhecimento doutrinário.

O grau de dificuldade muda de acordo com o nível de escolaridade, cargo e instituição. As questões podem trazer também perguntas sobre o dia a dia do cargo. A banca cobra todo o conteúdo exposto no edital e questões como de língua portuguesa trazem textos longos. É bom o candidato estar preparada para a prova não ser cansativa

  • Cebraspe, conhecida também como Cespe/UnB

O Cespe/UnB tem se destacado como a principal organizadora de concursos e também é a mais temida entre os concurseiros. É o responsável pelos melhores concursos do país, em especial na área policial, como Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Penitenciário Federal (DEPEN) e Polícia Civil do DF (PCDF).

A organizadora possui dois métodos de prova. A primeira é a menos usada, segue um padrão mais comum, de múltipla escolha. No entanto, a mais usada é a forma de “certo ou errado”. Essa forma de avaliação exige do candidato uma atenção maior, já que uma questão marcada errada anula uma certa.

A preparação para a prova do Cespe/UnB é fundamental. É necessário treinar com as provas anteriores para garantir uma boa colocação no concurso.

Boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo