Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Conheça alguns dos programas educacionais do Brasil

Conheça alguns dos programas educacionais do Brasil

Olá!

Todo mundo sabe que educação é a base para o crescimento pessoal e profissional de cada um e que é direito de todos. Para aproveitar melhor esse direito, conheça aqui alguns dos programas educacionais do Brasil.

Também como incentivo e ajuda ao acesso das pessoas ao aprendizado, o Brasil tem vários programas na educação básica e superior com a intenção de melhorar cada vez mais o ensino e a qualidade da educação.

9 programas educacionais brasileiros

Fundeb

Na educação básica, o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) é o responsável pelo aumento do repasse de recursos federais à educação, criando condições das escolas aplicarem o dinheiro conforme a necessidade.

Prova Brasil

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações da qualidade do ensino oferecido a partir de testes e questionários socioeconômicos direcionados a alunos, pais e professores. Essas avaliações servem de instrumento para o governo e para os gestores da educação nas escolas diagnosticarem os problemas no ensino e melhorarem a educação.

Brasil Alfabetizado

Alguns programas educacionais têm a intenção de ampliar as matrículas e o acesso à educação. É o caso do Brasil Alfabetizado, que amplia a oferta de vagas na educação de jovens e adultos em todo o País. Programas de merenda e transporte escolar recebem repasse federal para auxiliar no acesso e permanência dos educandos nas escolas, combatendo a evasão escolar.

ENEM

No Ensino Médio, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) avalia o desempenho do educando ao fim da educação básica, além de permitir a entrada na educação superior em instituições que aceitam a avaliação do ENEM como processo seletivo. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 05/12/2019)

ENADE

Na educação superior, o governo criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) que analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes através do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). O ENADE avalia alunos recém-formados e recém-ingressos nos cursos de graduação.

Prouni

Outro programa federal que democratizou a educação superior foi o ProUni, Programa Universidade para todos. Criado em 2004, concede bolsas de estudos parciais ou integrais a estudantes de graduação em instituições privadas de educação superior.

Escolas técnicas federais

Na educação profissional, o governo através das escolas técnicas federais, mantém programas voltados para a formação profissional de jovens e adultos e também premia projetos empreendedores de alunos de escolas públicas de ensino profissional.

Programas federais também são voltados à formação de professores. Alguns são direcionados à educação inclusiva, através da capacitação e elaboração de material para atuação nessa área.

Educação é o ato de educar, de instruir. No seu sentido mais amplo, educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte. Quer algo mais nobre?

Informe-se sobre os programas educacionais do Brasil e aprenda, ensine, aproveite!

Até mais.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo