Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Conheça algumas técnicas para se tornar Autodidata

Conheça algumas técnicas para se tornar Autodidata

Olá caro leitor!

Aposto que já aconteceu com você, leitor, aquela situação em que conhece alguém, e no decorrer do papo, fica sabendo essa pessoa aprendeu a falar inglês sozinho. Ou mesmo em um bar, ouvindo um excelente músico, depois descobre que este desvendou os mistérios do violão sem aulas!

Essas pessoas são autodidatas, e a definição desse termo é: que tem a capacidade de aprender algo sem ter um professor ou mestre lhe ensinando ou ministrando aulas. O próprio indivíduo, com seu esforço, intui, busca e pesquisa o material necessário para sua aprendizagem.

E ai você se sente super mal, pois mesmo participando de aulas, não consegue tocar violão, e pior ainda, falar inglês. Mas saiba que existem técnicas para desenvolvimento do autodidata, e quem sabe colocando-as em prática, seja possível obter melhores resultados!

Desenvolver hábito – para ser um autodidata é necessário se livrar dos maus hábitos, aqueles sabotadores, e desenvolver uma rotina com bons hábitos, que desenvolverão a aprendizagem. Utilizar-se de técnicas motivacionais é uma forma de expandir as situações em que é possível aprender, além de abrir os olhos para novas oportunidades, afinal, é possível aprender em qualquer situação.

Seja sempre curioso – alimente sempre aquela pulga atrás da orelha, é ela quem incentivará a pesquisa contínua. Anote suas dúvidas, esclareça utilizando internet, livros, questionando professores ou formadores de opinião.

Organize as informações – criar uma metodologia é fundamental para evolução do conhecimento. Algumas pessoas aprendem melhor quando escrevem, outras quando leem em voz alta, então descubra o que funciona para você e aprimore sempre seus métodos. Utilize a informática a seu favor, planilhe em Excel, monte apresentações em Power Point, ou faça textos no Word.

Internet é um aliado – Não passe seu tempo só atualizando e verificando redes sociais, ou assistindo vídeos no Youtube, é possível extrair muito mais do mundo virtual do que isso.

Essas dicas podem ser aplicadas a qualquer disciplina, desde estudo para concursos ou aprendizagem de um novo idioma. O mais importante é que exista força de vontade e um objetivo claro a ser alcançado!

Boa Sorte!

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo