Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Conheça 4 técnicas de metodologia de estudo

Conheça 4 técnicas de metodologia de estudo

Olá Estudantes!

O ato de estudar é raramente pensado, mas como tudo na vida, analisar e desenvolver uma metodologia de estudo fará com que os resultados alcançados sejam extremamente positivos.

Pensando nisso, os colaboradores do site For Dummies publicaram dicas que vão tornar suas horas de estudo menos dolorosas.

Funcionamento da memória

É muito importante saber como sua memória funciona e quais são os mecanismos para tirar melhor proveito dela. Uma das descobertas do processo de memorização diz que na leitura de um livro, artigo ou texto simples, as pessoas se lembrarão do inicio e fim. Então ao invés de travar uma guerra com seu cérebro, tire proveito dessa informação adaptando seu aprendizado e organizando o conteúdo mais importante para inicio ou fim da sessão de estudos.

Preparar o terreno

Um espaço físico agradável pode melhorar seu aproveitamento. Pense na forma como se senta, quais as ferramentas que deixará disponíveis em seu espaço de estudo, se prefere comer algo enquanto estuda, ou se fará break durante período de estudo. A ideia aqui é emprestar ações que você realiza quando se dedica a atividades prazerosas à sua rotina de estudos.

Trabalhe com diagramas

Você pode criar um mapa mental utilizando palavras ou frases que facilitarão o processo de aprendizagem. Partindo de um conceito principal, crie subcategorias, com assuntos relacionados. Os diagramas ajudam a memorizar um volume maior de informações e se você não trabalha com essa técnica, é interessante aplica-la e comparar com o resultado alcançado quando se estudar a partir de listas convencionais.

Respeite seu ritmo

Take your time, respeite-se! Não imprima uma rotina desgastante, pois seu cérebro pode trabalhar contra você no final das contas. Estabeleça breaks, caminhe, respire, alimente-se, oxigene-se.

Conhecer a si mesmo e aplicar técnicas que trarão novos resultados dentro do processo de estudo é também uma forma de evoluir.

Aproveite as dicas e experimente!

comentários (3)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo