Você está aqui:Home » Dicas » Curiosidades » Conheça 10 filósofas influentes na história

Conheça 10 filósofas influentes na história

Olá, leitores!

É muito comum ouvir falar de grandes filósofos, homens estudiosos que mudaram a visão de inúmeras coisas. Mas e as mulheres, será que também existiram ou existem grandes filósofas? Quem são as filósofas mais conhecidas? A verdade é que não estudamos muito sobre essas mulheres, é claro que existiram muitas mulheres com papeis fundamentais nessa área.

Portanto, resolvemos apresentar 10 filósofas que influenciaram a história e que tiveram um papel importante nesse ramo. Existem inúmeras mulheres que se destacaram, nós separamos algumas delas pensando em cada época, desde a antiguidade até a idade contemporânea:

Enheduana – Essa lista não poderia começar se não fosse Enheduana, ela foi a primeira a assinar suas próprias obras, por isso foi a primeira pensadora da História. Isso aconteceu no Séc. XXIII a.C.. Ela era conhecida como sacerdotisa do templo da deusa lua e tinha várias atividades como arte, comércio, ensinava ciências, matemática e o movimento das estrelas e dos planetas. Enheduana escreveu inúmeros hinos para a deusa Inana, por isso ela é uma das principais fontes da mitologia suméria.

Temistocléia – Ela foi uma filósofa, matemática e também alta profetisa de Delfos, viveu no século VI a.C. e, segundo relatos, foi a grande mestra de Pitágoras. Temistocléia teria sido a primeira mulher filósofa do Ocidente.

Theano – Uma matemática grega que viveu na última parte do século VI a.C., ela também é conhecida como física e filósofa, ao contrário de Temistocléia que ensinou Pitágoras, Theano foi aluna dele e muitos dizem que ela também era mulher de Pitágoras. Estudos antigos dizem que ela e suas filhas assumiram a escola pitagórica após a morte do marido e pai.

Maria, a judia, ou Miriam – É considerada a fundadora da alquimia, também descobriu o ácido clorídrico, ela viveu em Alexandria e era seguidora do culto de Isis. Escreveu o livro de Magia Prática e é em homenagem às suas descobertas com o ponto de ebulição da água o nome de banho-maria.

Akka Mahadevi – Ela fez uma grande contribuição para a literatura, recebeu o  título honorífico Akka pela relevância da obra. Teve grande participação em favor de causas femininas e do bem-estar das mulheres, participava de grupos de estudo em filosofia do Anubhava Mantapa e de ascensão espiritual.

Louise Labé – Nasceu em 1524, foi uma francesa erudita, literata e musicista, tem várias obras e em um dos seus livros escreveu uma dedicatória em espécie de manifesto das reivindicações femininas: o direito das mulheres à ciência e outros conhecimentos. Foi muito importante para alavancar essa ideia.

Oliva Sabuco Olivia foi uma filósofa e médica espanhola, ela mostrava a necessidade de unir a filosofia e medicina, demonstrando que corpo, alma e mente trabalham juntos e podem afetar a saúde humana. Ela também foi pioneira em medicina psicossomática e escreveu uma obra holística com sete tratados, publicada em 1587.

Maria Gaetana Agnesi – Foi uma linguista, matemática e filósofa italiana, nasceu por volta de 1718. Ela é reconhecida por ter escrito o primeiro livro que tratou do cálculo diferencial e integral, também escreveu a obra Proposições Filosóficas. Mas se tornou notável por sua análise algébrica e infinitesimal.

Olímpia de Gouges – Escreveu mais de quatro mil páginas de manifestos revolucionários, peças de teatro, sátiras, panfletos, novelas e filosofia. Por ter questionado a escravidão dos negros e tomar posição em favor dos direitos da mulher como maternidade, divórcio, liberdade religiosa e educação, foi presa. Ela é conhecida por defender os oprimidos e humilhados com tal dedicação que foi condenada à guilhotina. Em suas obras se destacam “Carta ao Povo”, “Memórias de Mme. De Valmont” e “Os Direitos da Mulher e Cidadã”.

Hannah Arendt – Uma filósofa dos tempos mais modernos, Hannah fez diversas reflexões sobre os acontecimentos da época. Ela pensou em um modo novo da política e criticou a tradição filosófica de seu tempo e seus contemporâneos. Tem diversas obras como “Crises da República, “A condição Humana”, “Entre o passado e o futuro”, e “A vida do Espírito. O pensar, o querer e o julgar”.

Todas essas mulheres tiveram uma grande contribuição para a história, há séculos elas vem fazendo a diferença e mostrando o papel das mulheres na filosofia e em muitas outras áreas como na educação.

Até logo!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo