Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Confira vídeo didático sobre o autismo

Confira vídeo didático sobre o autismo

Olá leitores,

Apresentamos um vídeo que se resume à animação, explicando de modo bem didático como é a sensação de uma criança com diagnóstico de autismo. Trata-se de vídeo curto, apresentando uma visão geral sobre o tema, porém muito sensível e fundamental para conscientização a respeito; e há opção de legenda em português.

O Autismo ou Transtorno Autista tem classificação por DSM-V, Manual de Saúde Mental, no interior do diagnóstico denominado TEA, Transtornos do Espectro Autista, que abrange também mais transtornos como Síndrome de Asperger.

Entenda o Diagnóstico TEA

É condição geral para grupos de desordens complexas do desenvolvimento cerebral que acontecem antes, durante, ou logo depois do nascimento. As principais características são dificuldade em comunicar-se, interação social, comportamentos repetitivos e que são estereotipados.

Tais características acontecem para todos os indivíduos com TEA, porém o grau de intensidade varia em cada pessoa. Então, tais características podem estar presentes a partir do nascimento e serem bastante óbvias, ou podem se caracterizar sutis e se transformarem em mais evidentes pelo desenvolvimento. O vídeo indicado é muito interessante para conscientização.

Autismo é Permanente

O autismo é uma situação permanente na vida de um indivíduo, portanto, o mesmo nasce com autismo e se torna adulto com autismo. E sobre o desenvolvimento intelectual, determinados casos de TEA podem caracterizar dificuldades em coordenação motora e atenção.

Podem ter relação também com condições, sendo exemplo Síndrome de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). E pode ser que na adolescência tenham desenvolvimento de ansiedade e/ou depressão, porém não é regra em todos os casos. E não serão regras as dificuldades em aprender atividades escolares e do cotidiano.

Determinados indivíduos com TEA podem ter tais dificuldades em maior ou menor grau, ou de forma simples, não apresentar. E assim para as sensibilidades sensoriais, visão, tato, paladar, olfato, audição. E alguns autistas podem caracterizar, por exemplo, sensibilidade diversa relacionada a certo estímulo visual e som.

Existe um mito em relação às pessoas com autismo em questão da afetividade. Como existe um comprometimento referente à comunicação e interação social, os indivíduos com TEA podem ser observados com dificuldades de determinar vínculos afetivos, mas o que acontece em vários casos é que para o autista pode existir uma forma “diferente” de se demonstrar tal afetividade. O termo “diferente”, pois em várias vezes não é a maneira como os outros esperam ou estão habituados, porém o autista possui sim tal capacidade afetiva.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo