Você está aqui:Home » Livros Grátis » Confira mais de 3.000 livros gratuitos da Bibliotrónica Portuguesa

Confira mais de 3.000 livros gratuitos da Bibliotrónica Portuguesa

Olá, leitores!

A Bibliotrónica Portuguesa foi criada em 2007, pelo Departamento de Literaturas Românticas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e tem o objetivo de disponibilizar, de modo gratuito e online, livros e demais materiais escritos em português de Portugal. Os livros estão em três modos diferentes, algumas são reedições de livros já publicados em papel, alguns são edições de originais inéditos e outros são índices remissivo para todos os livrónicos que tem o objetivo de informar o leitor o tipo de acesso ao livrónico.

Isso quer dizer que essa é uma biblioteca online que disponibiliza muitos livros gratuitamente, são mais de 3 mil livros escritos em português de Portugal. Dentre esses livros existem 25 reedições de obras que estavam desaparecidas, além de ter um espaço de edição de originais de novos autores. Entre as obras que estavam esquecidas você vai encontar “Às Mulheres Portuguesas”, de Ana de Castro Osório, “A primeira edição de três peças”, de Raúl Brandão, “Ilha dos Amores”, de António Feijó, e outros. Essa é uma iniciativa bem legal que dá a oportunidade de conhecer livros antigos e novos autores de forma gratuita.

Esse é um projeto do Departamento de Literaturas Românticas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi criado pela professora Ângela Correia e alunos, em 2007 como contamos. Mas esse projeto só foi autonomizado em 2015 para um endereço próprio e, só agora, todas as pessoas do mundo podem ter acesso aos mais de 3 mil livros.

O interessante é que as pessoas que quiserem ler esses livros podem fazer a impressão do livro ou baixar gratuitamente para leitura em dispositivos pessoais. Você vai encontrar livros de todos os gêneros, eles são classificados pelo nome do autor e pelo título, confira alguns livros que você vai encontrar por lá:

  • O Motorista Misterioso de José Abrantes;
  • Rafael de Manuel Alegre;
  • Verão Quente de Domingos Amaral;
  • Uma noite na periferia do Império de João Barreiros;
  • Aclamação de João III ?de José Camões;
  • A sobrinha do Marquez de Almeida Garrett.

Como baixar os livros gratuitos da Bibliotrónica Portuguesa

Para baixar os livros é muito simples, basta entrar no site e escolher o seu livro, eles estão em ordem alfabética por nome do autor, então se você quer o livro “O motorista misterioso” de José Abrantes, deve procurar por Abrantes. Assim que encontrar o livro que deseja é só clicar, você será direcionado para outra página.

Nessa página você já tem acesso ao livro, é possível passar as páginas e ler o livro pela internet mesmo. Os livros estão digitalizados e muitos deles são livros antigos. Existe também a possibilidade de aumentar a página de tamanho ou diminuir para facilitar a leitura. Se você quer fazer a impressão é só salvar as páginas e imprimir.

Em alguns casos também é possível baixar o livro, você vai escolher a versão ou em alguns casos vai apenas escolher o livro e ele já vai baixar em seu computador. A forma mais fácil de ler o livro é na própria internet, você pode acessar o site pelo seu computador e ler o livro por ele, ou usar um dispositivo móvel como como celular ou tablet.

pilha-de-livros

É claro que, existindo a possibilidade de fazer o download dos livros gratuitos da Bibliotrônica Portuguesa, será bem mais interessante, baixando o livro você terá ele para si e o acesso será muito mais simples. Além disso, você não vai precisar da internet para ler o livro, pode ler no ônibus, em uma viagem ou em qualquer lugar que não tenha acesso a internet.

São muitos livros, muitos autores e muitas histórias. Não deixe de conferir os livros gratuitos da Bibliotrônica Portuguesa e desfrutar um pouco dessa literatura tão rica, até porque você não vai ter muitas dificuldades em ler algo em português de Portugal. Depois de conferir os livros não deixe de voltar aqui e contar como foi a experiência, e claro, indicar um bom livro para outras pessoas. A leitura é muito importante e, quando você tem acesso a bons livros, de forma gratuita, não pode perder essa chance.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo