Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Confira dicas para escolher a pós-graduação ideal

Confira dicas para escolher a pós-graduação ideal

Olá, estudantes!

Durante os últimos anos de graduação ou depois de se formar, muitos estudantes e profissionais das mais variadas áreas de atuação se questionam sobre qual pós é melhor fazer. Pensando nisso, disponibilizamos aqui algumas dicas para escolher a pós-graduação ideal para você.

Os cursos de pós-graduação são para quem já concluiu algum curso de ensino superior. Por esse motivo, em qualquer processo seletivo de pós-graduação, as faculdades e universidades pedem que o candidato tenha um diploma de graduação.

Como escolher a pós-graduação ideal

Uma pergunta que quem deseja fazer uma pós, é se existe a possibilidade de ter o diploma de graduação em uma área e fazer pós-graduação em outra. Sim, existe essa possibilidade, mas isso depende do que a instituição de ensino vai exigir. Também é preciso analisar se será possível atuar na área do curso de pós-graduação escolhido, ou se acrescenta algo na atual área de atuação.

Outra decisão a ser tomada pelo candidato é se vai optar por uma Pós-Graduação Latu Sensu ou Pós-Graduação Stricto Sensu. Na Latu Sensu, o aluno vai se especializar em uma área determinada. A pós-graduação Stricto Sensu vai ser mais específica, tipos: o mestrado e o doutorado (além do pós-doutorado, o Phd). Na maioria das vezes o mestrado e o doutorado são cursados por pessoas que tem o intuito de lecionar.

Especialização, Mestrado ou Doutorado?

As diferenças entre a especialização, mestrado e doutorado começam do nível de profundidade do estudo, onde na especialização é mais geral e no mestrado e doutorado mais específico. Outra diferença é o valor das mensalidades, as especificações duram em média 2 anos e geralmente são oferecidas por universidades particulares e os valores da mensalidade custam entre meio salário a um salário ou mais.

Já o mestrado e o doutorado, mesmo também sendo oferecidos por universidades particulares, geralmente são ofertados por universidades públicas e, ao invés de pagar para estudar, o estudante pode receber bolsas de mestrado e bolsa de doutorado até concluir sua pesquisa.

Qual pós escolher

  • Depois de conhecer os tipos de pós-graduação é hora de decidir qual escolher. Para se decidir entre pós latu sensu ou stricto sensu, o candidato deve se perguntar se quer ser um professor que dará aulas em cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado.
  • Em caso de resposta positiva, é bastante recomendado escolher o mestrado e o doutorado. O aluno terá pela frente mais 6 anos de estudos detalhados e específicos para obter o grau de Doutor. Após essa etapa, ainda é possível realizar o Pós-Doutorado,que tem duração entre alguns meses a 2 anos, e assim terá o título de PhD. E o diploma de mestre e doutor é útil para lecionar em faculdades e universidades.
  • O mestrado e o doutorado também podem ser realizados por outros motivos, por exemplo, para obter mais conhecimentos ou para receber as bolsas de incentivo.
  • O mestrado também pode é bastante útil na área de exatas para a especialização mais aprofundada em algum conhecimento que pode ser benéfico para uma especialidade de trabalho. Ou seja, o profissional que não deseja se tornar professor pode escolher uma pós-graduação latu sensu e se especializar em uma área de conhecimento de sua graduação.

Se o objetivo da pessoa é apenas obter conhecimentos, uma pós-graduação em qualquer área de interesse pode ser útil. Porém, se o seu objetivo é se diferenciar e se destacar no mercado de trabalho, tudo vai depender de qual área o profissional vai querer atuar. Por isso ele deve pesquisar por áreas próximas.

Escolher uma pós-graduação é tão difícil quanto escolher um curso de graduação e, com essas dicas fica mais fácil tomar a decisão.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo