Você está aqui:Home » Livros Grátis » Cursos e Concursos Públicos » Concursos Abertos: fique de olho nas melhores oportunidades

Concursos Abertos: fique de olho nas melhores oportunidades

Olá concurseiros!

Você sabia que em todos os anos milhares de concursos públicos são abertos em todo o Brasil e muitos deles possuem concorrência muito baixa? Não é incomum alguns concursos prorrogarem as inscrições por falta de candidatos suficientes para realizar a seleção.

A grande maioria das pessoas não tem a menor ideia disso e acredita que os concursos são raros e escassos, isso acontece porque apenas os órgãos maiores e mais famosos atraem a atenção da mídia e são amplamente divulgados, como por exemplo os concursos do INSS, Receita Federal, Polícia Federal etc.

No entanto, diversos outros concursos abrem boas oportunidades diariamente mas acabam passando desapercebido mesmo para alguns concurseiros mais experientes visto que esses concursos possuem uma divulgação menor e para encontrá-los é necessário pesquisar mais a fundo em diários oficiais ou verificar listagens específicas de concursos abertos que são atualizadas diariamente.

Vantagem Competitiva

No entanto o candidato que encontra essas oportunidades possui uma grande vantagem competitiva para ser aprovado com mais facilidade pois esses concursos normalmente possuem poucos inscritos e mesmo quando a oferta de vagas é baixa a concorrência (quantidade de inscritos dividido pela quantidade de vagas) também é bem menor do que os concursos muito divulgados.

Uma desvantagem de prestar concursos menos conhecidos seria a falta de materiais específicos como cursos online e apostilas mas isso também se transforma em uma excelente oportunidade para quem tem um perfil mais autodidata e pretende fazer pesquisas e resumos por conta própria pois muita gente desiste de estudar quando não encontra um material didático disponível com todo o material de estudo para a prova.

Muitas vezes é possível estudar com materiais de outros concursos visto que algumas matérias como língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, informática e noções de direito administrativo e constitucional são comuns a maioria das provas de concursos públicos.

Além disso quando há muitas ofertas de cursos e materiais o nível de preparação dos candidatos aumenta e a nota de corte, ou seja a quantidade mínima de acertos para ficar dentro do número de vagas aumenta e dificulta a aprovação. Mais um motivo para buscar oportunidades menos procuradas e concorridas, a dificuldade de aprovação é bem menor.

Dica Para Iniciantes

Mesmo nos casos em que o candidato encontra uma oportunidade que é pouco divulgada e conhecida mas com salários e benefícios que não são tão atrativos pode ser uma boa ideia fazer a inscrição e prestar o concurso público mesmo assim porque muitas vezes esse concurso pode ser a porta de entrada na carreira pública e facilitar o ingresso em outras carreiras melhores.

Essa estratégia é muito recomendada para iniciantes: ao invés de iniciar os estudos visando os melhores e mais concorridos concursos é interessante buscar um concurso menos famoso mesmo que tenha salário inferior pois será muito mais fácil ingressar e após a nomeação o candidato consegue ter mais tranquilidade, experiência e tempo disponível para se dedicar a outros concursos.

Então fique sempre de olho a todos os concursos abertos e não deixe escapar as boas oportunidades!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo