Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » Concurso público: 10 dicas para uma redação nota 10

Concurso público: 10 dicas para uma redação nota 10

Olá, concurseiros!

Redação em concurso público: é sempre uma preocupação para os candidatos, afinal é uma nota importante, que não pode ser zerada e é básica para todo tipo de exame. Mas não precisa ser um grande escritor para se dar bem, veja estas 10 dicas para uma redação nota 10 e confira.

A redação não é um concurso literário. Basta que você saiba redigir um texto claro, conciso e adequado à norma culta e, para conseguir isso, não tem segredo, tem que treinar, ler e escrever muito.

Dicas para redação de concurso público nota 10

Confira a lista com 10 características de uma redação impecável para concursos públicos:

1- Entendimento do tema

Quem demonstra que leu a proposta da redação com atenção tem mais chances de ser bem avaliado. Por melhor que seja o seu texto, ele dificilmente terá uma boa nota se fugir do assunto original.

2- Respeito à norma culta

Um ponto cobrado por qualquer banca é o domínio da norma padrão da língua. É muito difícil ter uma boa nota se você não demonstra domínio de temas gramaticais como regência e concordância, por exemplo.

3- Texto econômico

Uma redação enxuta, com períodos curtos, tende a ser mais clara e fácil de ler. A concisão ajuda a ganhar a aprovação do corretor. Outro pré-requisito é respeitar o número estabelecido de linhas.

4- Utilização de conectores entre as frases

Um bom texto traz argumentos bem costurados entre si. O uso correto de conectivos – expressões que ligam as orações, como “isto é”, “embora” e “até mesmo” – é um dos recursos que ajudam a amarrar as ideias da redação.

5- Sem generalizações

Na hora de emitir julgamentos, o ideal é evitar exageros ou simplificações. Exemplo: em vez de uma frase como ‘Os políticos recebem propina’, é melhor escrever ‘Grande parte dos políticos recebe propina’.

6- Afirmações mais comedidas

Outro ponto forte é a ponderação. Evite discursos inflamados, típicos das redes sociais.

7- Evite clichês

Frases feitas não acrescentam nenhuma informação ao texto, e costumam passar longe das redações que mais impressionam os corretores. Demonstre originalidade na escrita.

8- Demonstre ter conhecimento da sua área

Ir bem na redação não depende apenas das suas competências linguísticas, mas também do domínio de conceitos, autores e bibliografia da sua área profissional. “Logo de cara, um bom texto já traz nomes, números e informações técnicas que mostram que o aluno conhece bem a sua profissão”, diz Diogo Arrais, professor do Damásio Educacional.

9- Fuja de teses ingênuas

Não há nada de errado com o otimismo, mas ninguém ganha pontos com utopias. Evite frases como “Para acabar com a violência, é preciso…”. Será que é mesmo possível acabar com a violência? Vai soar mais plausível algo como “Para reduzir os índices de violência, é preciso…”.

10- Apresente uma solução para o problema

Um bom desfecho também conta pontos a favor do candidato. O ideal é quando traz uma saída para o problema exposto, de forma a refletir sua preocupação com a dignidade humana.

Anote essas dicas de redação para concurso público e já pode começar a treinar. Garanta seu 10!

Até mais.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo