Você está aqui:Home » Dicas » Aplicativos & Jogos » Como utilizar um Mapa Mental para Empreendedores

Como utilizar um Mapa Mental para Empreendedores

Olá pessoal.

Você está cheio de ideias para sua empresa, mas não está conseguindo colocá-las em prática ou até mesmo visualizá-las a médio e longo prazo para saber se vai valer a pena? Então os Mapas Mentais podem te ajudar a ver mais claramente o que deve ser feito.

O Movimento Empreenda, da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, disponibilizou esta ferramenta especialmente para empreendedores e seus colaboradores. Ela serve para organizar pensamentos e ideias de forma ordenada, relacionada, argumentada e, principalmente, visual.

O que é o Mapa Mental

O termo Mapa Mental foi proposto inicialmente por Tony Buzan, um matemático e psicólogo inglês, no início da década de 1970, apesar da ideia já ter aparecido em outras ocasiões antes disso.

O conceito básico de mapa mental sugere que, em torno de uma questão central, relacionem-se questões secundárias, terciárias e assim por diante por meio de recursos de conexões visuais. Esses recursos mais usados são palavras, quadros e linhas, mas é possível usar figuras, cores e números para representar as conexões. O desafio consiste em gerar conteúdo relevante para ser organizado no mapa a partir de uma reflexão prévia.

Por exemplo: você pode ter como tema central “atividades de hoje” (escreve isso no centro de uma página). A partir daí, você irradia subtópicos relacionados como “atividades na empresa” e “atividades pessoais”. Em seguida, desses dois saem subtópicos terciários como reuniões, relatórios e agendamentos para a empresa e compras, academia e banco para atividades pessoais. E assim por diante.

Onde usar

O empreendedor pode usar esta ferramenta em diversos contextos, como rotina diária, identificação de oportunidades e planejamento de áreas. Afinal, um mapa mental nada mais é que um exercício que exige uma lógica para mapear, organizar e interligar o pensamento com aspectos internos e externos do negócio.

Outros usos para o Mapa Mental

  • organização de uma viagem;
  • anotação de informações em uma palestra;
  • organização do resumo de um relatório;
  • mapeamento do mercado, análise de tendências, demandas do consumidor, análise da evolução tecnológica, competição, definição de perfis (personas) de clientes;
  • elaboração de um plano de negócio ou de um projeto;
  • planejamento de evento;
  • criação de conteúdo para um site ou uma embalagem;
  • elaboração de questões para entrevista de emprego;
  • avaliação de desempenho dos colaboradores, entre outros.

Se você for ver bem, um Mapa Mental não é algo muito difícil de colocar em prática. O maior desafio é gerar o conteúdo relevante a ser relacionado e organizado no mapa, e principalmente manter uma disciplina para colocar essas ideias no papel para um melhor aproveitamento da ferramenta.

Até mais!

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo