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Como utilizar livros estrangeiros para avaliar os estudantes

Olá, leitores!

Vamos falar sobre livros estrangeiros e como usá-los na educação dos estudantes por parte dos professores, e quais as vantagens deste método.

Há muitas vantagens para ler livros estrangeiros, ainda mais quando utilizados para melhorar o aprendizado dos estudantes em sala de aula ou até mesmo em casa.

Por que ler livros estrangeiros?

Ler é importante, independente da origem do livro, o importante é ler. Porém, há algumas vantagens em se aventurar por livros escritos em outros países. Lendo livros de fora você com certeza irá aprender sobre novas culturas, sobre novas formas de literatura e redação que podem não ser comum aqui, mas podem ser extremamente populares na Europa por exemplo. Para quem almeja ser um escritor, por exemplo, conhecer essas diferenças culturais na literatura é um grande diferencial.

Mesmo lendo ficções também é possível aprender sobre momentos históricos e visões de fatos ocorridos pelos “olhos” de outra cultura, como cada povo enxerga determinado momento na história do mundo. Ler um livro polonês sobre a segunda guerra mundial com certeza terá um impacto completamente diferente de ler um livro americano ou britânico sobre o assunto. Dessa forma você tem um entendimento melhor do mundo e da história como um todo.

É possível aprender idiomas com livros estrangeiros?

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É uma resposta fácil, não? É possível sim e, na verdade, é bem fácil, o único problema é que exige muita determinação, esforço e disciplina. Isso depende mais da vontade do estudante em querer aprender.

Não há um método único e comprovado de aprender idiomas, cada um aprende de um jeito diferente.

Mas uma boa forma de fazer isso é tentar ler um livro estrangeiro traduzido para o nosso idioma, e então, ainda com a memória fresca sobre o que leu, tentar ler o livro no idioma original, dessa forma a assimilação da língua que está tentando aprender irá acontecer de forma mais natural.

Como avaliar alunos utilizando livros estrangeiros?

Para esse quesito é necessário saber qual o conceito do aluno está sendo avaliado. Se um professor de história quer avaliar o aluno é possível pedir para que o estudante leia um livro sobre determinado assunto em uma língua, e então pede para que o aluno diferencie as visões de um acontecimento histórico em diferentes culturas (assim como o livro da segunda guerra polonês, lembra?)

Esse aspecto pode ser usado em qualquer outra matéria, até mesmo geografia. Sempre tentando fazer com que os alunos explorem as diferenças de uma nação para outra através da escrita, mesmo que seja em ficção é possível notar as diferenças culturais.

Para uma avaliação linguística é mais fácil, indique livros estrangeiros aos alunos para que leiam e façam uma resenha um pouco mais complexa, explicando mais do que a história, mas também elementos culturais e literários em questão. É possível, assim, analisar não só se o aluno está sabendo traduzir e entender palavras, mas também se está sabendo interpretar toda a língua e seu valor histórico.

E vocês leitores, gostam de livros estrangeiros?

Até a próxima!

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