Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Como usar jogos e aplicativos na matemática

Como usar jogos e aplicativos na matemática

Olá, leitores!

É comum que os alunos reclamem de algumas matérias, pois sentem alguma dificuldade em aprendê-las. A matemática é uma dessas disciplinas que eles tacham como chatas e difíceis. Mas com o avanço da tecnologia e da quantidade de jogos e aplicativos que estão disponível a todos isso pode mudar, afinal eles podem ser usados nessa disciplina a fim de facilitar o aprendizado e entendimento de todos os estudantes.

Apesar de a matemática ser uma das vilãs na vida de inúmeros alunos, o seu aprendizado pode se tornar muito simples e divertido com a ajuda da tecnologia. Quando uma aula alia diversão com tecnologia, as chances de aumentar o rendimento de todos é muito grande.

Os aplicativos e jogos de matemática oferecem inúmeras formas do aluno aprender o conteúdo de forma divertida e simples. Alguns são muito interessantes mas só estão disponíveis na versão paga. No entanto, para quem quer aprender essa disciplina de uma maneira bem legal, eles também são encontrados na versão gratuita.

Para quem gosta de jogar e sempre tem uma desculpa para não estudar matemática pode unir as duas coisas na hora de aprender. Assim, enquanto está se divertindo com um jogo também estará aprendendo e absorvendo o conteúdo.

Jogos que os professores podem usar no ensino da matemática

Minecraft

Qualquer professor pode chegar a uma sala de aula qualquer e perguntar se os alunos já ouviram falar em Minecraft. Se tiver algum que nunca ouviu nem falar será uma raridade, afinal esse jogo caiu no gosto de todos, até dos “adultos”.

Ele é uma espécie de lego virtual que o jogador consegue construir tudo o que quiser desde casas bem pequenas a castelos enormes. Para isso, eles precisam colocar peça por peça, ter uma noção de geometria para ficar tudo conforme ele imaginou.

Ou seja, é preciso ter o mínimo de noção de vários conceitos de matemática. Mas ele também pode ser jogado com base em outras disciplinas. Por isso, é uma ótima ferramenta de ensino.

Tangram

Um aplicativo de matemática muito interessante que os professores podem utilizar é o Tangram. Esse é um jogo de quebra-cabeça que também é conhecido pelo jogo das 1.000 peças. Inúmeros professores estão utilizando esse app como um instrumento que facilita a compreensão das formas geométricas. Além disso, ele também desenvolve o raciocínio lógico e a criatividade do aluno que é muito importante tanto para a matemática, quanto para outras disciplinas.

Cola matemática

O Cola Matemática é outro aplicativo muito útil, pois ele explica o passo a passo para resolver determinado problema. Ou seja, ele não vai apresentar apenas o resultado final, mas o passo a passo do cálculo para se chegar ao resultado. Alguns dos cálculos que ele realiza são:

  • Equação do 2 grau;
  • Cálculos de MMC;
  • Conversões numéricas;
  • Quadrado;
  • Hexágono;
  • Retângulo;
  • Teorema de Pitágoras entre tantos outros.

Desafio responder

Outro aplicativo muito interessante é o desafio responder. Esse é um quiz que testa os conhecimentos dos alunos de forma bem divertida. São milhares de perguntas de várias disciplinas, além da matemática. O nível das perguntas vai desde o ensino fundamental II ao ensino médio.

MathFight

Já para os alunos que gostam de desafios os professores podem optar pelo MathFight. Esse app tem questões de adição, subtração, divisão e multiplicação que dois alunos podem testar suas habilidades a fim de responder mais rápido. Quem assim o fizer ganha o jogo. Essa é uma ótima ferramenta para testar os conhecimentos de forma muito divertida. Esse jogo possibilita um desenvolvimento da concentração e da rapidez para que os cálculos sejam realizados.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo