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Como usar conteúdos culturais no ensino de línguas estrangeiras

Olá, leitores!

Neste tema falaremos sobre a importância dos conteúdos culturais no ensino de línguas estrangeiras.

O ensino da cultura, nas aulas de idiomas, faz-se importante porque a língua é um reflexo da cultura, visto que todo o acontecimento no idioma está relacionado a um acontecimento na cultura. Em outras palavras, a língua se estrutura dentro de uma dimensão social e cultural.

Também, o conhecimento sobre a cultura pode proporcionar ao aluno a competência de comunicar-se adequadamente em situações reais de uso da língua que se está aprendendo.

Para completar, a língua é um código cultural que permite interpretar a realidade. Portanto, língua e cultura estão unidas e devem ser estudadas juntamente para que se alcance a competência comunicativa em um idioma.

O que são os conteúdos culturais?

Os conteúdos culturais são aqueles que envolvem:

– Conhecimento de mundo;

– Conhecimento sociocultural da sociedade da língua estudada;

– Percepção e compreensão dos costumes e crenças, relacionados aos atos linguísticos dos falantes nativos da língua aprendida;

– Saber atuar, contextualmente, conforme os falantes do outro idioma (atitudes, procedimentos, ideias, entre outros);

– Saber respeitar pontos de vista distintos ao seu.

Quais conteúdos culturais devem ser trabalhados nas aulas de línguas?

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Considerando que a língua reflete a cultura de um povo, os conteúdos culturais devem abordar a linguagem, as artes, as ciências, costumes, crenças, festas, estilos de vida, comportamentos, horários, comidas, vestuário, produtos e objetos utilizados, entre muitos outros aspectos.

Mais especificamente, estes conteúdos podem ser trabalhados dentro dos seguintes contextos ou temas:

No cotidiano: comidas, bebidas, dias festivos, horas, meios de transportes, etc.;

Nas relações pessoais: podem ser familiares, entre amigos, entre sexos, no trabalho, entre gerações, na política e na religião;

Nos valores, nas crenças e nas atitudes: sociedade e classe social, profissões, economia, história, países, política e religião;

Na linguagem corporal: os gestos e ações, a postura ou ainda a linguagem facial podem dizer muito de uma cultura;

As convenções sociais: pontualidade, presentes, vestuário, saudações, despedidas, cortesia, entre outros;

O rito comportamental em áreas como: cerimônias e práticas religiosas, casamento, nascimento, etc.

Como trabalhar os conteúdos culturais nas aulas de idiomas?

Os recursos didáticos para trabalhar a cultura em uma aula de idiomas podem ser bastante variados: publicidade, jornais, revistas, pesquisas específicas, gastronomia, etc.

É interessante para o professor introduzir a cultura por meio de materiais de usos reais.

Por exemplo, ao trabalhar com os alunos a publicidade de diferentes produtos de beleza ou de diferentes modelos de carros de um determinado país, podemos inferir o poder de compra que as pessoas deste país têm, bem como seus desejos, comportamentos, hábitos e valores. Logo, isso nos permite conhecer alguns de seus aspectos socioculturais.

Trabalhar com a publicidade nos proporciona conhecer o funcionamento de uma sociedade, como o seu estilo de vida, as compras pessoais, a economia, os hábitos cotidianos, e o profissional.

Benefícios na aprendizagem de línguas ao estudar os conteúdos culturais

Ao estudar uma língua estrangeira e, por consequência, a cultura do país ou dos países onde esta língua é falada, o aluno, além de aprender outra língua, em meio ao processo de aprendizagem, descobre e constrói novos conhecimentos por meio da interculturalidade.

Esta prática desenvolve no aluno a sensibilidade, a consciência, interpretação, busca por conhecimento, a compreensão, o respeito e a valorização de diferentes culturas.

Entretanto, é importante deixar claro ao aluno que não se espera que ele se comporte como um nativo, mas que saiba aplicar seus conhecimentos culturais no cotidiano, ao compreender e respeitar o próximo, por meio de vivências, experiências e reflexões acerca de outra sociedade.

Até logo!

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