Como usar conteúdos culturais no ensino de lÃnguas estrangeiras
Olá, leitores!
Neste tema falaremos sobre a importância dos conteúdos culturais no ensino de lÃnguas estrangeiras.
O ensino da cultura, nas aulas de idiomas, faz-se importante porque a lÃngua é um reflexo da cultura, visto que todo o acontecimento no idioma está relacionado a um acontecimento na cultura. Em outras palavras, a lÃngua se estrutura dentro de uma dimensão social e cultural.
Também, o conhecimento sobre a cultura pode proporcionar ao aluno a competência de comunicar-se adequadamente em situações reais de uso da lÃngua que se está aprendendo.
Para completar, a lÃngua é um código cultural que permite interpretar a realidade. Portanto, lÃngua e cultura estão unidas e devem ser estudadas juntamente para que se alcance a competência comunicativa em um idioma.
O que são os conteúdos culturais?
Os conteúdos culturais são aqueles que envolvem:
– Conhecimento de mundo;
– Conhecimento sociocultural da sociedade da lÃngua estudada;
– Percepção e compreensão dos costumes e crenças, relacionados aos atos linguÃsticos dos falantes nativos da lÃngua aprendida;
– Saber atuar, contextualmente, conforme os falantes do outro idioma (atitudes, procedimentos, ideias, entre outros);
– Saber respeitar pontos de vista distintos ao seu.
Quais conteúdos culturais devem ser trabalhados nas aulas de lÃnguas?
Considerando que a lÃngua reflete a cultura de um povo, os conteúdos culturais devem abordar a linguagem, as artes, as ciências, costumes, crenças, festas, estilos de vida, comportamentos, horários, comidas, vestuário, produtos e objetos utilizados, entre muitos outros aspectos.
Mais especificamente, estes conteúdos podem ser trabalhados dentro dos seguintes contextos ou temas:
– No cotidiano: comidas, bebidas, dias festivos, horas, meios de transportes, etc.;
– Nas relações pessoais: podem ser familiares, entre amigos, entre sexos, no trabalho, entre gerações, na polÃtica e na religião;
– Nos valores, nas crenças e nas atitudes: sociedade e classe social, profissões, economia, história, paÃses, polÃtica e religião;
– Na linguagem corporal: os gestos e ações, a postura ou ainda a linguagem facial podem dizer muito de uma cultura;
– As convenções sociais: pontualidade, presentes, vestuário, saudações, despedidas, cortesia, entre outros;
– O rito comportamental em áreas como: cerimônias e práticas religiosas, casamento, nascimento, etc.
Como trabalhar os conteúdos culturais nas aulas de idiomas?
Os recursos didáticos para trabalhar a cultura em uma aula de idiomas podem ser bastante variados: publicidade, jornais, revistas, pesquisas especÃficas, gastronomia, etc.
É interessante para o professor introduzir a cultura por meio de materiais de usos reais.
Por exemplo, ao trabalhar com os alunos a publicidade de diferentes produtos de beleza ou de diferentes modelos de carros de um determinado paÃs, podemos inferir o poder de compra que as pessoas deste paÃs têm, bem como seus desejos, comportamentos, hábitos e valores. Logo, isso nos permite conhecer alguns de seus aspectos socioculturais.
Trabalhar com a publicidade nos proporciona conhecer o funcionamento de uma sociedade, como o seu estilo de vida, as compras pessoais, a economia, os hábitos cotidianos, e o profissional.
BenefÃcios na aprendizagem de lÃnguas ao estudar os conteúdos culturais
Ao estudar uma lÃngua estrangeira e, por consequência, a cultura do paÃs ou dos paÃses onde esta lÃngua é falada, o aluno, além de aprender outra lÃngua, em meio ao processo de aprendizagem, descobre e constrói novos conhecimentos por meio da interculturalidade.
Esta prática desenvolve no aluno a sensibilidade, a consciência, interpretação, busca por conhecimento, a compreensão, o respeito e a valorização de diferentes culturas.
Entretanto, é importante deixar claro ao aluno que não se espera que ele se comporte como um nativo, mas que saiba aplicar seus conhecimentos culturais no cotidiano, ao compreender e respeitar o próximo, por meio de vivências, experiências e reflexões acerca de outra sociedade.
Até logo!