Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Como usar as redes sociais na aprendizagem infantil

Como usar as redes sociais na aprendizagem infantil

Olá, pessoal!

Atualmente todas as pessoas tem redes sociais, principalmente as crianças, elas estão participando ativamente de não só uma, mas várias redes. Por isso os professores precisam observar essa nova tecnologia e usa-la a seu favor, o aprendizado fica mais legal, interessante e atrativo quando os professores usam ferramentas novas como a internet.

Pensando nessa inovação e na interação das crianças com as redes sociais que decidimos falar um pouco sobre esse assunto e te ajudar. Se você não entende muito de redes sociais é interessante pesquisar um pouco e saber como cada uma delas funciona, principalmente as principais como Facebook, Twitter, Instagram e o mais novo deles, o Snapchat.

É possível usar as redes sociais na aprendizagem infantil, cada uma delas tem um diferencial e você precisa aproveitar cada uma delas. Pode parecer bobagem, mas tenha certeza que seus alunos vão se interessar muito pelas aulas a partir do momento que começar a usar as redes sociais na aprendizagem infantil.

 Facebook

A rede social Facebook foi lançada em 2004, ela começou como uma brincadeira na faculdade e ganhou forma. Em 2012 eles atingiram a marca de 1 bilhão de usuários ativos e atualmente esse número está muito maior. São muitas as pessoas que usam essa rede, eles vão desde crianças até idosos e essa é uma rede que precisa ser aproveitada. Mas como?

Essa rede social é muito mais que apenas uma interação entre amigos, você pode criar grupos e interagir com as pessoas que fazem parte do grupo. Essa é uma ideia interessante, você pode dar aula de qualquer assunto, não importa se é alfabetização, matemática ou história, é possível fazer um grupo e interagir com eles.

Crie um grupo, coloque os alunos no grupo e divulgue por lá notícias interessantes que eles podem ler, textos, trabalhos e até para casa. Essa é a forma mais simples de usar o Facebook no ensino e educação das crianças, mas existem muitas outras formas. Conheça essa ferramenta e use sua criatividade para interagir com os alunos e fazer eles aprenderem de uma forma diferente.

 Twitter

redes-sociais-na-educacao-infantil

O Twitter é uma rede social um pouco mais nova, ela foi criada em 2006 e permite aos usuários enviar e receber mensagens de até 140 caracteres. Essa é uma rede social bem legal e pode ser usada no ensino da língua portuguesa. Para envolver os alunos nessa rede social a dica é pedir para que todos criem uma conta e criem frases de até 140 caracteres todos os dias.

Essas frases podem estar relacionadas a tudo, acontecimento no país, pode ser um diário, ou frases soltas a respeito de qualquer coisa. Você pode avaliar o Twitter de cada um no final no ano ou do semestre e dar pontos por isso. Essa é uma forma de incentivar a escrita e as crianças vão conseguir aprende bastante.

Instagram

Como usar essa rede social na educação das crianças? Nessa rede social as pessoas compartilham imagens. É uma rede social muito interessante e pode ser usada de diversa maneiras. O professor de matemática pode compartilhar, por exemplo, a imagem de um calculo e pedir para os alunos levarem o resultado na próxima aula valendo um ponto extra.

O professor de português também pode usar, e até o professor de artes. É só você usar a criatividade para criar um ensino diferente e divertido. As redes sociais estão ai para serem usadas.

SnapChat

Essa rede social é uma das mais novas e vem fazendo muito sucesso, nela você compartilha vídeos e fotos de até 10 segundo. É possível usar essa rede social no ensino de diversas formas, você como professor pode usar a rede social para tirar dúvidas que surgiram durante o para casa de um dos alunos. O legal é que você vai explicar em vídeo e todos os outros alunos podem conferir.

Mas é importante conhecer a rede social, para não errar, no SnapChat os vídeos e fotos somem depois de 24 horas, por isso você precisa ensinar os alunos como funcionam.

Antes de começar a usar qualquer rede social é importante saber como ela funciona para não fazer feio com os alunos. É interessante também conversar com os pais dos alunos, principalmente se seus alunos são muito novos, os pais precisam estar cientes do motivo pelo qual as crianças estão usando as redes sociais e entrando na internet.

São muitas as opções de redes sociais e você pode criar alternativa para usar todas elas na educação e ensino de seus alunos. Use sua criatividade e acrescente essa ferramenta na aprendizagem infantil. Você e seus alunos só vão sair ganhando, mas é importante prestar atenção em todas as dicas, principalmente sobre conversar com os pais dos alunos antes de criar essa nova alternativa de ensino.

Até a próxima!

comentários (1)

  • Elisangela Cristini Ros

    Concordo plenamente sobre as possibilidades do uso das mídias sociais na escola. Porém, fica aqui registrado minha indignação. Se é preciso ter 13 anos para ter uma conta na rede social, embora eu saiba que as crianças burlam o sistema, não é uma incoerência discutir os benefícios dela na infância?

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo