Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como transformar a matéria mais difícil na matéria mais prazerosa

Como transformar a matéria mais difícil na matéria mais prazerosa

Olá pessoal!

É normal termos aquela birra com algumas matérias. Enquanto alguns abominam as equações matemáticas, outros não entendem as concordâncias verbais, e ainda há aqueles que implicam com a história do Brasil.

Ter dificuldade é normal, afinal os estudos já revelam que tem gente mais afinado em humanas e outros em exatas, por isso se dedicar se faz necessário.

Estudar, sim! E nada de desistir e não querer ver os livros por perto, afinal nada melhor do que entender o que temos dificuldades para aquilo ficar mais gostoso.

Sabendo dessa dificuldade pensamos em algumas dicas para transformar seu processo de aprendizado, e assim deixar essa matéria chata, uma das suas preferidas:

1- Relacione a matéria com aquilo que você gosta

Procure tudo relacionado àquela matéria, sejam músicas, filmes, livros… Tudo vale e partir daí leve o estudo para além da sala de aula, e torne-o algo interessante.

Por exemplo, se sua dificuldade está no inglês: ouça músicas, veja seriados em inglês, mude o idioma do seu celular e computador. Mas se o problema está na literatura apele para peças de teatro ou filmes, geralmente eles explicam tudo com uma linguagem mais fácil, e você nem vai se dar conta que está estudando.

Quando o estudo vai além da aula, e entra no seu dia a dia fica mais fácil entender aquilo, e você esquece aquela cisma, porque fica normal.

2- Utilize macetes

A internet salva nesse quesito! Procure aulas online e blogs especializados que ensinam macetes, paródias para você guardar o conteúdo.

A associação é uma ótima forma para guardar tudinho, e é só um passo para lembrar.

3- Faça aulas particulares

A maior razão para não gostarmos de uma matéria é porque não entendemos ela. A dificuldade nos faz ter aversão aquilo e preferimos “não gostar de física, ou odiar química orgânica”.

Aulas particulares são ótimas para quem precisa entender certos conteúdos, já que o professor consegue te dar 100% de atenção e focar nas suas dúvidas, sem interrupções.

Aulas online também ajudam bastante nesse sentido, só procurar nos sites de busca a que melhor pode te ajudar.

4- Estude em grupo com os amigos

Quer melhor estudo do que com aquele seu amigo nerd e superestudioso?

Faça reuniões de grupo constantes com seus amigos, na qual cada um ensina aquilo que é melhor. Aproveite a intimidade, e o clima tranquilo para tirar todas as suas duvidas.

5- Baixe jogos, programas ou aplicativos relacionados

Hoje em dia, a tecnologia ajuda muito na aprendizagem por isso procure tudo relacionado aquela matéria que você não gosta e faça nas suas horas vagas.

A pratica leva à perfeição, e quando você perceber estará fazendo aquilo que você não gostava de olhos fechados.

Agora você viu que o primeiro passo para fazer algo, mesmo que você não goste, é tentar comece agora mesmo. O esforço faz milagres, e você logo perceberá isso.

Siga todos esses passos e deixe os estudos mais prazerosos. Com o tempo, você vai ver que estudar será uma parte interessante do seu dia.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo