Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como ser um estudante bem sucedido?

Como ser um estudante bem sucedido?

Olá, estudantes!

Você se acha um bom estudante? Aquele que se dedica mesmo, presta atenção, anota, tem horários para estudar e descansar, está atento aos prazos e tem um bom rendimento do aprendizado? Separamos aqui algumas características de estudantes bem sucedidos para você se espelhar.

Os estudantes bem sucedidos sabem como se concentrar em seus estudos e fazer pausas quando precisam. Eles podem gerenciar seu tempo com sabedoria, para manter os horários de estudo e aproveitar a maior parte do tempo na sala de aula. Além disso, também sabem como se divertir e adoram adquirir conhecimento, tanto quanto eles gostam de tirar as melhores notas.

Como ser um estudante bem sucedido

Desenvolva as qualidades de um aluno bem sucedido

1- Faça de seus estudos uma prioridade

Os estudantes bem sucedidos sabem como ter sucesso, porque fazem dos estudos sua principal prioridade. Embora seja importante ter tempo para os amigos, a família, atividades extracurriculares, e até mesmo ter um tempo sozinho, você nunca deve negligenciar o tempo que precisa passar estudando.

Se tiver uma grande prova chegando e não se sentir preparado, então você provavelmente deve pular a festa de dois dias antes. Se estiver para trás no seu inglês, então deixe de assistir televisão por enquanto. Mas também, você não pode ignorar tudo no mundo apenas para poder estudar. Se um amigo estiver precisando de você, pode ajudar.

2- Seja pontual

Comece o hábito de ser pontual e saiba como chegar onde precisa estar na hora certa. Na verdade, você deve chegar um pouco mais cedo, em qualquer lugar que vá, de modo a se situar. Ser pontual também fará seus professores se sentirem respeitados. Um homem sábio disse uma vez: “Aparecer é metade da batalha.” Se você não pode se comprometer a aparecer e chegar no tempo, então você não será capaz de aprender.

3- Trabalhe honestamente

Isso significa que você deve fazer seu próprio trabalho, e evitar copiar ou colar. Esse hábito não irá lhe levar a lugar nenhum, e, o que pode parecer um atalho, pode um dia lhe trazer problemas. Nunca vale a pena colar durante um teste, e é muito melhor não ir bem em uma prova que você não estudou do que ser pego trapaceando.

Não caia na pressão dos colegas. Em algumas escolas, colar é considerado normal, e parece que tantos alunos fazem isso que você também deve participar. Este tipo de pensamento de grupo é muito perigoso e pode mantê-lo longe de seu potencial.

4- Mantenha-se focado

foco-nos-estudos

Os estudantes bem sucedidos mantêm o foco na tarefa atual. Se você tiver que estudar um capítulo do livro de história por uma hora, você precisa comprometer-se a fazê-lo, em vez de deixar sua mente vagar. Se precisa parar, faça uma pausa curta de 10 minutos, mas não deixe que acabe virando uma pausa de 1 hora com apenas 10 minutos de estudo. Você deve treinar sua mente para se concentrar por mais tempo, por isso mesmo que se sinta incapaz de se concentrar por mais de 15 minutos consecutivos, trabalhe com a meta de até 20 minutos de estudo, e vá aumentando gradativamente.

No entanto, a maioria das pessoas não consegue se concentrar ou fazer uma tarefa por mais de 60 ou 90 minutos. Fazer uma pausa de 10-15 minutos entre esse período pode ajudar a regenerar sua energia e lhe dar foco novamente.

5- Não se compare a ninguém

Os estudantes bem sucedidos têm sucesso em seus próprios termos. Eles não se importam com seu irmão, vizinho, ou parceiro de laboratório faz na escola, porque sabem que, no final, o que importa é o seu próprio sucesso. Se você ficar preocupado com o que as outras pessoas estão fazendo, então você estará fadado a se decepcionar consigo mesmo ou se tornar tão competitivo que sua mente será envenenada. Aprenda a deixar os outros de lado e se concentrar para fazer o melhor que puder.

Você pode ter um amigo competitivo que sempre quer comparar as notas. Não deixe que a pessoa lhe atinja, e se você não quer discutir como está na escola, diga isso a ela.

6- Trabalhe com o objetivo de fazer progresso

Se quiser ser um aluno bem sucedido, então você não deve ter como objetivo sair da média “C” e ir direto para a “A”. Em vez disso, você deve trabalhar com e meta de “B”, e assim por diante, para que seu progresso seja gerenciável e você não fique desapontado. Se quer ser um bom aluno, então você terá que aceitar um progresso que ocorre pouco a pouco.

Tenha orgulhoso de si mesmo com cada melhoria que tiver. Não fique chateado por não conseguir a nota máxima que esperava.

7- Anime-se com a matéria

Os estudantes bem sucedidos não são apenas máquinas que trabalham para tirar “A”. Eles realmente se preocupam e estão interessados com a matéria que estão estudando, e sua paixão por conhecimento os ajudam a melhorar. Claro, não dá para ficar animado em todas as matérias, mas você pode tentar encontrar algo que goste em todas as aulas. Isso irá mantê-lo focado e vai tornar o aprendizado algo mais divertido.

Tenha melhor desempenho em sala de aula

1- Preste atenção

preste-atencao

Prestar atenção nas aulas é crucial para o sucesso. Embora não precise gostar de todas as matérias, você deve estar motivado o suficiente para ouvir os professores, não ficar no celular e ser capaz de captar os aspectos mais importantes de cada lição.

A fim de prestar atenção, é importante manter seus olhos no professor e pedir esclarecimentos, se estiver com alguma dúvida. Se não fizer isso, à medida que as lições vão complicando, será ainda mais difícil prestar atenção.

2- Faça anotações

Tomar notas também é essencial para seu sucesso como estudante. Além de lhe ajudar na hora de estudar, isso também o manterá envolvido em sala de aula, fazendo com que aprenda a matéria porque você terá anotações escritas com suas próprias palavras. Algumas pessoas ainda utilizam diferentes marcadores ou canetas para organizar suas anotações. Fazer anotações irá fazer você se sentir mais responsável na sala de aula e irá ajudá-lo a ouvir seus professores.

3- Faça perguntas

Faça perguntas a seus professores, quando necessário, a fim de obter uma maior compreensão do material. Tire quaisquer dúvidas que possa ter para evitar ficar confuso e se preparar para seus exames. Fazer perguntas também irá mantê-lo ativo na discussão e irá ajudá-lo a aprender melhor.

No final de cada aula, você também pode rever suas anotações e preparar perguntas para fazer na próxima vez. Alguns professores querem que você espere até o final da aula para fazer perguntas. Se este for o caso com seu professor, respeite isso.

4- Participe

Você não deve apenas fazer perguntas quando tiver dúvidas, mas também deve responder às perguntas do professor, ser um membro ativo em atividades em grupo, ser voluntário para ajudar o professor durante a aula para que possa tirar o máximo proveito da experiência de aprendizagem. Participar também irá ajudá-lo a desenvolver um bom relacionamento com seus professores, que também irá ajudá-lo na sala de aula.

5- Evite distrações em sala de aula

Se quiser aproveitar ao máximo sua experiência de aprendizagem, então você deve tentar concentrar-se. Evite sentar-se ao lado de amigos ou alunos que falem muito, e deixe sua comida, revistas, celular, ou qualquer outra coisa que possa lhe tirar a concentração guardados. Tente não pensar em uma matéria quando estiver em outra. Esteja presente na sala e se preocupe com a próxima aula, quando chegar lá.

6- Desenvolva boas relações com seus professores

Outra maneira de realmente ter sucesso na sala de aula é desenvolvendo fortes ligações com os professores. Embora você não deva bajular ou virar o melhor amigo deles, desenvolver um bom relacionamento poderá ajudá-lo quando precisar pedir ajuda extra e também fará com que você ganhe mais interesse na matéria.

  • Não se preocupe com as pessoas que pensam que você é um puxa-saco do professor porque você é bom com eles. Você só está fazendo um esforço para ser um estudante melhor.
  • Se os professores gostarem mais de você, eles estarão mais dispostos a ajudá-lo e a responder suas perguntas, e serão mais compreensivos se alguma coisa acontecer.

7- Sente-se perto do professor, se puder

Se estiver em uma sala de aula onde pode escolher seu próprio lugar, então considere sentar-se na frente, perto do professor. Isso ajudará você a se concentrar, uma vez que irá ser mais difícil se distrair. Isso também irá ajudá-lo a desenvolver uma ligação mais forte com o professor, especialmente se você estiver em uma grande sala de aula, porque os professores tendem a se envolver mais com as pessoas que estão sentadas na frente.

Não se preocupe se as pessoas pensarem que você é um nerd. Você só está fazendo o melhor que pode para absorver o material que você precisa aprender.

Tenha sucesso ao estudar

1- Crie um plano de estudos

plano-de-estudo

Uma maneira de ter sucesso é ter um plano de estudos. Isso irá assegurar que você está focado, que irá alcançar suas metas e que suas sessões serão produtivas. Tire uma pausa a cada 15 ou 30 minutos e faça uma lista do que você irá fazer durante cada período de estudo, quer seja estudar com cartões, revisando suas anotações, ou fazendo provas simuladas. Isso irá prevenir que se sinta sobrecarregado ou desmotivado.

2- Coloques suas sessões de estudo em seu cronograma diário

Outro método importante é certificar-se de que você tem um cronograma e que reservou um tempo de estudo com antecedência. Você deve tirar tempo para estudar a maioria dos dias de semana e até mesmo nos fins de semana, quando necessário. Embora não deva exagerar, você deve evitar encher o cronograma com eventos sociais e atividades extracurriculares e acabar sem tempo para estudar.

Você pode até mesmo definir um cronograma mensal para ter certeza de ter entendido a matéria toda semana, especialmente se tiver que rever para uma prova importante.

3- Encontre um método de estudar que se encaixe ao seu estilo

Existem diferentes tipos de alunos e nem todo método de estudos serve para todos os estudantes. É importante estar ciente do estilo de aprendizagem que atenda às suas necessidades. Aqui estão alguns dos estilos mais comuns e algumas dicas para estudar:

  • Alunos visuais: se for um aluno visual, então você aprende por meio de imagens, fotos e compreensão espacial. Gráficos, diagramas e notas codificadas por cores podem funcionar melhor para você. Ao fazer anotações, fluxogramas ou até mesmo desenhos podem ser mais eficazes do que palavras.
  • Alunos auditivos: estes tipos de alunos aprendem melhor ouvindo. Tente gravar suas palestras e repeti-las, ou focando nas palavras de seus professores e faça anotações mais tarde. Você também pode repetir as anotações ou os materiais do curso para si mesmo, conversar com especialistas, ou participar de discussões em grupo para estudar de forma mais eficaz.
  • Alunos físicos ou cinestésicos: esses alunos aprendem melhor quando usam seus corpos, as mãos e seus sentidos do tato. Você pode aprender traçando palavras para reforçar o assunto, memorize as anotações a pé, ou usando quaisquer atividades que façam você se mover ou tocar as coisas ao mesmo tempo aprender.

4- Faça pausas

Você pode se surpreender ao descobrir que as pausas podem ser a chave para o sucesso. Ninguém pode estudar durante oito horas seguidas, nem mesmo a pessoa mais motivada do mundo. Na verdade, as pausas são cruciais porque permitem que a mente descanse para que você possa retornar a seus estudos sentindo-se motivado e energizado. Planeje fazer uma pausa a cada 60 ou 90 minutos, e faça algo que lhe permitirá descansar os olhos, que lhe dê nutrição, ou um pouco de ar fresco.

5- Evite distrações

Isso pode significar evitar estudar com um amigo improdutivo, desligar o celular, ou certificar-se de que só usará a internet para ajudá-lo nos estudos, não para se informar sobre as fofocas. Embora possa ser impossível evitar, você pode fazer um esforço para minimizar as distrações antes mesmo de sentar para estudar, o que irá ajudá-lo a se concentrar.

  • Desative a Internet caso não precise dela para estudar. Tente ficar com o celular desligado também.
  • Se alguma coisa estiver te preocupando, então dedique tempo para encontrar uma solução para o problema e depois volte aos estudos. Se você se sentir incomodado o dia todo, então você não será capaz de fazer o seu trabalho.

6- Escolha o melhor ambiente de estudo

Algumas pessoas gostam de estudar em seus quartos, com absoluto silêncio. Outros gostam de estudar ao ar livre, ou na biblioteca, em uma cafeteria, ouvindo música. Experimente uma variedade de diferentes ambientes estudando para ver o que funciona melhor para você.

7- Use seus recursos

Outra forma de obter o máximo de suas sessões de estudo é usar os recursos que estão disponíveis para você. Converse com professores, bibliotecários e seus amigos experientes para obter ajuda sobre qualquer material que você não tenha entendido. Use a biblioteca e seus recursos online para complementar seus estudos.

8- Tenha um companheiro de estudo ou um grupo de estudo

Algumas pessoas se saem ainda melhor na escola quando têm um amigo ou grupo de estudo. Isso pode ajudá-lo a se sentir motivado. Você também pode aprender com outras pessoas, e pode até aprender ensinando aos outros o que você sabe. Embora trabalhar com um parceiro ou um grupo não funcione com todo mundo, você deve fazer uma tentativa para tirar o máximo de seus estudos.

Se você sentir que o grupo está perdendo o foco, não tenha medo de dizer algo.

9- Lembre-se de se divertir

Embora possa parecer que diversão está fora de questão quando se trata de ser um aluno bem sucedido, isso pode ser a chave para suas conquistas. Fazer ioga, sair com os amigos, assistir a um filme, ou simplesmente relaxar, poderá ajudá-lo a recuperar a energia para ter sucesso na escola.

Tirar um tempo para suas amizades também irá fazer você relaxar um pouco mais e esquecer que não tem notas perfeitas. Se os estudos forem seu único interesse, então você acabará colocando muita pressão sobre si mesmo.

Anote estas dicas de como estudar e torne-se um estudante nota 10.

Bons estudos.

Até mais.

Deixe um comentário

© 2012-2016 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo