Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » Como se preparar para concurso público

Como se preparar para concurso público

Oi Pessoal!

Passar em um concurso público é o sonho de muita gente. Estabilidade no emprego, salários altos e chances de crescer na carreira são só alguns dos benefícios. Porém, a concorrência é muito alta para as poucas vagas disponíveis. Alguns candidatos chegam a largar seus empregos para se dedicarem aos estudos e conseguirem passar no concurso.

Além de foco e determinação, o candidato precisa saber como deve se preparar corretamente para passar. Pensando nisso, o Terra Concurso Público e a IOB Concursos Marcato elaboraram 8 passos importantes para ajudar o candidato a se preparar para a prova e ter mais chances de aprovação. Confira:

1) Leia, escreva e reescreva
Durante os estudos escreva tudo que for importante. Dessa maneira é mais fácil fixar o conteúdo, pois o cérebro estará trabalhando para entender o que você está estudando. Isso também ajuda a evitar os brancos na hora da prova.

2) Estude na hora certa
Se você for estudar quando estiver cansado ou com sono, provavelmente em pouco tempo não se lembrará do que estudou. Por esse motivo, deixe para estudar quando estiver descansado.

3) Resolva Exercícios
A única maneira de saber onde temos dúvidas é durante a resolução de exercícios. Resolver problemas também ajuda na fixação da matéria. Por isso, não basta apenas ler o conteúdo, é preciso praticar através de exercícios. Isso faz com que o candidato fique mais preparado para as questões da prova e também identifique quais são as suas dificuldades.

4) A importância do ambiente
É importante escolher um local adequado para o estudo onde não tenha muito barulho para que possa se concentrar. Busque um ambiente confortável, iluminado, limpo e organizado, porque até mesmo a bagunça pode se tornar um incômodo.

5) Pode deixar a TV ligada?
Não existe regra para a televisão, pois algumas pessoas preferem estudar com ela ligada para não ficarem entediadas durante os estudos, e outras preferem deixá-la desligada porque a televisão pode distrair e atrapalhar a concentração. Descubra o que é melhor para você, se a televisão te deixar desconcentrado, prefira mantê-la desligada durante os estudos.

6) Tenha um planejamento
É recomendado que se crie um plano de estudos e comece estudando pelas matérias que tenha mais facilidade. Dessa maneira você elimina os assuntos com os quais está mais familiarizado e dedica o resto do tempo aos temas mais complicados.

7) Faça pausas para descansar, sim!
São necessárias algumas pequenas pausas durante os estudos para que o cérebro esteja descansado para poder absorver mais informações. Só tome cuidado para não exagerar no tempo dessas pausas e perder o foco.

8) Não se esqueça dessas dicas úteis:

  • Durma bem
  • Não abuse do café
  • Não estude apenas na véspera; estude todos os dias
  • Evite ficar próximo de amigos estressados
  • Não seja tão dependente do professor
  • Pergunte e procure ajuda quando precisar
  • Não chegue atrasado para fazer a prova!

Até a próxima!

Confira alguns cursos online para concursos oferecidos gratuitamentes

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo