Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como se preparar para as Olimpíadas de Matemática

Como se preparar para as Olimpíadas de Matemática

Olá pessoal!

As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) desse ano começaram dia 18/02 e vão terminar somente em 05/04. O Ministério da Educação (MEC) acredita que aproximadamente 20 milhões de estudantes de todo o Brasil participem da competição. Os cadastros precisam ser feitos por meio do site da olímpiada.

Essa competição tem como objetivo o estímulo e a revelação de alunos com grande potencial para a matemática. Qualquer escola da rede pública de ensino poderá inscrever os estudantes conforme três níveis: o nível 1 para alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental, nível 2 para 8º e 9º anos e nível 3 para 1º a 3º anos do ensino médio.

Quem for participar das avaliações deve começar a estudar, já que a primeira fase acontecerá no dia 4 de junho (a hora não foi definida). Os estudantes com melhor desempenho nas provas serão classificados para a segunda fase, que ocorrerá no dia 14 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília) em locais que ainda serão definidos.

Confira a seguir algumas dicas para estudar para as Olimpíadas de Matemática:

A preparação para essa avaliação requer um planejamento. Juntamente com os seus pais, organize um cronograma do seu dia para conseguir incluir o estudo nessa rotina. É preciso investir, ao menos, 1 hora do seu dia em exercícios de matemática e interpretação de texto, pois é necessário conseguir entender os enunciados das questões para resolvê-los corretamente.

Além de diversão e comunicação, a internet oferece muitas opções para quem está interessado em exercitar seu conhecimento. Procure em sites provas de anos anteriores das Olimpíadas de Matemática para que você conheça o estilo da avaliação. Passe a resolver as questões, pois assim conseguirá ter uma ideia de como funciona o teste. Além disso, conseguirá controlar bem o seu tempo na prova e não deixará que o nervosismo tome conta.

Na escola, depois das aulas, converse com o seu professor de matemática e peça apoio com relação ao material didático que pode estudar para se preparar melhor para esse teste. Certamente esse profissional ficará muito feliz em ajudar a conquistar os primeiros lugares na avaliação, assegurando um lugar na universidade mesmo tão jovem, ou outros prêmios. Mas, na pior das hipóteses, estudando para as Olimpíadas de Matemática, e mesmo não conseguindo muito destaque na avaliação, você terá adquirido um conhecimento maior que o atual.

Bom estudo!

Fonte: Mundo das Tribos

 

Guia de Educação, compartilha notícias sobre cursos grátis, livros grátis, vídeo aulas, dicas para professores e estudantes, bolsa de estudo, educação 3.0 entre outros.

comentários (6)

  • laisa

    que otimo para mim

    Responder
  • braulio neto

    o meu nome e Bráulio! da cidade de agua preta PE. e eu fiz a prova da olimpíada de matemática a eu mim suplente quando o professor mim deu o resultado que eu acertei dezoito alternativa e agora eu estou começando a estuda para a segunda fase da olimpíada de matemática

    Responder
  • mariana

    nao sei quase nada de matematica kkkkkkkkkkkkkkkkkk e tenho que estuda pra olimpiada

    Responder
  • Anna Carollina

    Adoreii o site está me ajudando muito não sou muito booa em matematica mas estudando eu espero que eu leve medalha de ouro nessa olimpiada.

    Responder
  • Jhenifer Paola

    Adorei conhecer este site pois está me ajudando muito, conseguir tirar várias dúvidas que tinha e hoje estou mais confiante, hoje estou tranquila pois me preparei da melhor forma possível para a Olimpíadas de Matemática deste ano espero alcançar meu objetivo!

    Responder
  • laryssa

    ola, meu nome é laryssa, moro em trizidela do vale (MA) tenho 13 anos e passei para a segunda estapa da olimpioda e estou muito feliz espero que com esses conselhos posso passar da segunda etapa muito obg pelos conselhos!
    E que DEUS posso abençoar todods aqueles que batalham para conseguir passar nessas etapas! AMÉM…

    Responder

Deixe um comentário

Cursos 24 Horas

© 2012-2014 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo