Você está aqui:Home » Dicas » Artigos » Como saber se um curso é credenciado pelo MEC

Como saber se um curso é credenciado pelo MEC

Olá leitores,

O credenciamento pelo Ministério da Educação MEC garante credibilidade ao curso e, claro, maior reconhecimento do aluno no mercado de trabalho.

 A escolha da profissão é sempre uma decisão difícil a ser tomada. Com tantas opções de cursos e universidades, decidir por aquilo que mais se encaixa no seu perfil profissional e econômico, é claro, se torna uma tarefa importante.

Além das habilidades e dos interesses, é preciso levar em conta outro item de extrema importância: o credenciamento pelo MEC (Ministério da Educação). Atualmente, apesar da grande oferta, muitos cursos não são aprovados pelo Órgão e, consequentemente, não tem credibilidade no mercado de trabalho e no setor de educação.

De acordo com a lei, o reconhecimento de curso é condição necessária para a validade nacional dos respectivos diplomas. Dessa forma, sempre que um centro universitário ou uma universidade decide abrir um curso superior, é necessário avisar o MEC para que a qualidade do ensino seja avaliada. É do Órgão a responsabilidade de liberar ou não a abertura do curso.

Ao todo, o Ministério realiza três tipos de credenciamento de instituições de ensino: faculdade, centros universitários e universidades. Ou seja, primeiramente você precisa escolher um curso oferecido por alguma dessas instituições. Por mais simples que pareça, ainda hoje existem lugares que oferecem graduação sem nem mesmo possuir uma dessas classificações.

Os cursos superiores são autorizados e reconhecidos por meio de um processo de avaliação e podem ser autorizados com conceito regular (CR), bom (CB) ou muito bom (CMB).

Mas, afinal, como saber se a faculdade é ou não credenciada?

Há duas maneiras de conferir se o curso escolhido é credenciado pelo MEC. Basta entrar no site do MEC e buscar na aba “consulta interativa” quais as opções na região onde você mora. Selecione o Estado onde quer fazer a pesquisa e, em seguida, por cidade.

Há, ainda, outra possibilidade. Neste caso, é preciso clicar na aba “consulta avançada” e digitar especificamente o nome da instituição ou do curso que você procura. No entanto, é preciso colocar as informações corretas em todos os campos do formulário, caso contrário o sistema do MEC não encontrará a universidade – e você pode pensar que ela não está credenciada.

Quando encontrar o que procura, o site ainda informa se o curso é autorizado e se a faculdade tem cursos à distância, que também recebe a autorização do MEC. Isso porque, mesmo sendo credenciada, a instituição precisa da autorização do Órgão para oferecer um curso de graduação, ou seja, neste caso o curso é que deve ser autorizado.

Além de verificar o credenciamento, é possível conferir as notas da universidade. Anualmente, o MEC aplica o ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) a fim de avaliar os alunos em relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, as habilidades e as competências. Para saber o resultado, basta clicar no curso de interesse – siga as mesmas instruções acima – e verifique a nota.

Além do MEC, outras informações sobre cursos, provas e documentos, podem ser obtidas no site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

Até mais.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo