Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Como prevenir a violência escolar

Como prevenir a violência escolar

Olá leitores do Canal do Ensino!

Uma boa forma de verificar e prevenir a violência no convívio escolar é por meio de jogos. Entenda!

O jogo é uma maneira eficiente de expressar tanto sentimentos positivos como negativos, uma vez que permite um equilíbrio emocional. Portanto, é comum observar, por meio dessas atividades, situações de violência que as crianças ou adolescentes tenham vivido ou visto no convívio familiar, na televisão, etc.

Essa é uma das razões pelas quais a escola costuma ser o lugar onde as agressões aparecem. Embora uma criança não bata por mal e o faça, muitas vezes, sem intenção, é importante prevenir este comportamento. Desta forma, o jovem não crescerá achando que a agressão é normal e não agirá dessa maneira intencionalmente.

A violência na escola é algo complexo, pois espelha uma grande amplitude de causas às vezes difíceis de individualizar. Mesmo assim, é importante criar um mapa de prevenção para este problema.

O primeiro ato de violência (não o segundo, nem o terceiro) indica a necessidade de uma reunião imediata de toda a comunidade educativa para discutir/reunir critérios para propor estratégias e soluções. O principal, como já dito, é a prevenção. Para isso, é necessário criar um plano de ação para os alunos, desde o jardim de infância até o ensino fundamental.

Para prevenir a violência escolar é necessário:

1- agir em conjunto

2- respeitar o direito de todos

3- possibilitar diferentes espaços de expressão

4- lutar contra qualquer tipo de discriminação (seja ela por cor de pele, religião, etc).

5- agir respeitosamente

Além disso, o docente deve ser exemplo para todos os alunos. É importante que eles saibam contê-los em caso de brigas, assim como é necessário que eles sejam capazes de transmitir ideais e valores.

Nos recreios, ou intervalos, as crianças devem perceber que estão sendo vigiadas e o professor deve intervir imediatamente no começo de uma ação agressiva de um companheiro contra outro.

Portanto, para evitar a viol̻ncia na escola deve-se trabalhar conjuntamente e criar entre todos Рos adultos e crian̤as Рum ambiente ṣo, no qual prevales̤a o respeito, o afeto e a liberdade de expresṣo.

Até mais!

Fonte: Universia Brasil

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo