Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como preparar slides para apresentações

Como preparar slides para apresentações

Sejam bem-vindos a mais um post, queridos leitores!

Hoje, você vai aprender como preparar slides para apresentações escolares, a fim de arrasar nas aulas e trabalhos!

As apresentações de slides estão constantemente presentes em nosso cotidiano em diversos momentos de nossas vidas. Pode ser na escola ou faculdade para algum trabalho; pode ser em nossa profissão, para algum relatório, uma proposta ou mesmo algum projeto especial.

O fato é que esta ferramenta trouxe facilidade para explicar pontos mais complexos, pois permite que várias pessoas acompanhem o que está sendo falado ao mesmo tempo, além de funcionar como um complemento para quem está à frente de uma apresentação.

Como preparar slides para apresentações facilmente

Por conta disso, cada vez mais é necessário que os slides tenham informações relevantes, sem que estejam muito poluídos ou não façam sentido ao que se está sendo falado.

Abaixo, seguem algumas dicas para fazer uma apresentação de sucesso!

Simples apresentação

Aqui vale aquela regra: menos é mais. Lembre-se de que ser simples é crucial. Não tenha medo de parecer sem graça, porque o trabalho só está bem-sucedido quando o PowerPoint funciona como um braço de apoio ao que o apresentador está falando. Use uma linguagem que fique clara e que abranja a maior parte de seu público.

Aparência da apresentação

Atualmente há uma infinidade de opções de planos de fundo disponíveis, mas é necessário bom senso na hora de usá-los. Se estiver na dúvida, opte sempre pelo fundo branco com letras pretas, pois essa combinação jamais falhará.

No caso de algo mais ousado, atente-se à cartela de cores. Use as complementares, que conversem entre si não criem muito atrito.

Síntese da apresentação

Em cada slide, destaque somente os principais pontos. Não encha a página com informações que serão passadas pelo apresentador ou frases muito compridas, pois a chance de a plateia se dispersar é maior.

Nunca escreva nos slides o que você deverá ler ou falar durante a apresentação. Além de mostrar insegurança e falta de preparo, é deselegante.

Letra da apresentação

Tão essencial como o plano de fundo, é a letra que será utilizada no PowerPoint. Atente-se ao tamanho escolhido para que não fiquei muito pequeno e não possibilite a leitura pelos presentes na sua apresentação.

Também fique atento à fonte escolhida, pois dependendo da escolha, pode-se causar uma má impressão.

Por exemplo, se a intenção for passar seriedade e dar sobriedade ao que se está sendo falado, Comic Sans é uma escolha equivocada. Prefira as mais tradicionais e neutras, que não deixam o trabalho muito engessado, mas também não são muito despojadas para a ocasião.

Imagens e Ícones da apresentação

Este é um recurso muito importante e que pode fazer toda a diferença numa apresentação de slides. Porém, poucas são as pessoas que sabem usar com inteligência. Não use desses recursos se for simplesmente para embelezar a página. Uma imagem ou ícone deve fazer sentido em uma apresentação, ter um porquê de estar ali.

Quando se usa por pura estética, o que acontece na maioria dos casos é deixar o slide poluído e confuso. Se a imagem ou ícone não comunicarem nada, elimine-os e pense em algo que eles possam servir de complemento.

Procure não utilizar mais de um ícone ou imagem por slide. Afinal, se está presente ali é porque tem relevância e não deve dividir a atenção com outros elementos.

Revisão da apresentação

Não há nada pior do que estar no meio de uma apresentação e perceber um erro de português presente no texto. Para evitar este constrangimento, revise a apresentação depois de finalizada e passe para, pelo menos, mais duas pessoas lerem e apontarem os erros gramaticais.

Agora que você já sabe como preparar uma boa apresentação de slides, basta se atentar às dicas na hora de montá-la e fazer sucesso!

Gostou das dicas de como preparar slides para apresentações? Compartilhe conosco como elas te ajudaram!

Boa apresentação!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo