Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » Como pais e filhos se ajudam na volta às aulas?

Como pais e filhos se ajudam na volta às aulas?

Olá, leitores!

Antes de qualquer desenvolvimento textual é muito importante ressaltar que os pais devem, primeiramente, ajudar os filhos a serem ajudados. Parece uma afirmação de difícil compreensão, mas se pararmos pra pensar na formação das crianças é, prioritariamente, responsabilidade dos pais. Quando os filhos saem de casa para iniciar seus estudos já devem estar preparados para um ambiente diferente de sua casa, porém, devem ser orientados pelos pais a se manterem atentos ao que os pais não concordariam e isto é algo que deve ser construído pelos próprios genitores na concepção da consciência das suas crianças.

Os pais devem orientar as criança com um “olhar humano”, tratando a criança como um ser humano em pleno desenvolvimento e não como um ser inferior que necessita de regras de sobrevivência. As crianças necessitam do auxílio dos pais não só para as coisas óbvias como se alimentar, se higienizar e andar, mas também para desde o momento de sua concepção serem preparados para o mundo em que acabaram de chegar.

Ajudar os filhos na escola

O primeiro dia de aula para muitas crianças pode ser aterrorizante, saem do conforto de seus lares e a proteção materna e paterna para viver um mundo desconhecido. E este mundo não é só desconhecido para os pequenos, mas também para os pais que não podem controlar o que está acontecendo com seus filhos fora do ambiente doméstico.

Porém, a ajuda que os filhos podem ter com os pais é a comunicação aberta e sem restrições. Se são orientados sobre as coisas boas e ruins que existem no mundo, quando algo não sair como o previsto e eles não tiverem na presença de seus pais, a probabilidade de saberem como agir é elevada bem como abrir-se sobre as coisas que os incomodam, que acontecem nos ambientes em que eles passam momentos de suas vidas.

pais-e-filhos-sorrindo

Quando os pais assumem a postura de mestres, não apenas protetores, guiam os filhos pelos caminhos da vida e em qualquer âmbito da vida, e principalmente, em sala de aula, onde passaram muitos anos de suas vidas. Muitas regras de condutas guiadas por princípios religiosos, social, familiar e crenças em geral, podem dificultar para os filhos se abrirem para os pais e isto faz com que em alguns ou muitos momentos os filhos não se sintam a vontade de conversarem abertamente com os pais. Quem nunca escondeu um fato da infância para os pais por medo de repressão?

A escola é um ambiente onde muitos estilos de educação familiar se encontram. Todos os genitores acreditam que a orientação que dão aos seus filhos é a melhor e qualquer interferência pode afetar o destino das crianças. O ensino tenta aproveitar o conhecimento dos “pequenos”a fim de desenvolver uma educação que já existe e vem de casa. Mas a proteção deve estar na mentalidade da criança, pois desta maneira ela saberá exatamente como proceder de acordo com o entendimento que seus pais ofereceram, porém, não impeça suas crianças de tudo o que existe.

Ser pai ou ser mãe não é um título. Os pais são seres humanos com a missão de preparar sua criação para o mundo. Esta missão inicial não é da escola, nem da sociedade e sim dos pais que, sabendo como funciona o sistema em que vivemos, preparam os filhos para prosperar no mundo.

As considerações finais dispõe sobre a resposta a questão: “Como pais e filhos se ajudam na volta às aulas?”. A resposta seria: Preparando-os para o mundo com amor e amizade, eliminando as distâncias e fazendo com que a luz familiar brilhe através dos seus filhos. Lembre-se, muita proteção gera insegurança.

Você concorda que filhos são nossa continuação humana, mas não são cópias das atitudes de seus pais? Compartilhe sua opinião em nossos comentários para que possamos juntos desenvolver este conteúdo.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo