Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Como os sites de jogos educativos ajudam no aprendizado

Como os sites de jogos educativos ajudam no aprendizado

Olá, leitores!

Existe uma grande motivação em poder estudar e brincar ao mesmo tempo, é por isso que muitas pessoas têm investido tempo na criação de sites e aplicativos que ajudam no aprendizado. Esse assunto é muito novo e ainda existem muitas dúvidas a respeito desse tipo de educação, por isso, vamos mostrar como os sites de jogos educativos ajudam no aprendizado.

É importante prestar atenção em alguns detalhes, não importa se você é professor ou pai de um aluno e quer usar os sites de jogos educativos, você pode fazer isso, mas é preciso ter atenção em determinados pontos. A primeira coisa que deve fazer é conhecer o site, como falamos existem inúmeros sites de jogos educativos e você precisa saber se ele é realmente bom antes de indicar para seus alunos ou filho.

Entre nesse site e jogue o jogo, só assim você terá certeza de que ele é bom ou não, se você achar que é possível aprender algo com ele ou mesmo praticar algo que já sabe, perfeito, pode indicar para seu filho ou alunos. Se depois que jogar achar que ele não tem nada a acrescentar ou até mesmo que é muito simples, descarte. É importante também prestar atenção na idade de que vai utilizar o jogo, se é um jogo bobo e muito simples para a idade deles é melhor não indicar, ou então vão perder tempo.

Existem diversos jogos interessantes que os estudantes podem entrar e praticar, os jogos de matemática, por exemplo, são bem interessantes, alguns necessitam de contas e raciocínio rápido. Tudo isso vai ajudar no aprendizado e melhorar as notas do aluno. Um outro jogo bem legal que pode ajudar muito, mas que não tem relação com nenhuma matéria é o jogo da memória, existem diversos jogos nesse seguimento, escolha um que seja mais adequado e indique.

Pode ter certeza que esse tipo de jogo é muito legal e vai ajudar a desenvolver áreas importantes do cérebro. Você precisa entender que estudar as matérias não é o suficiente, existem sites especializados em ajudar a desenvolver o raciocínio lógico, a memória e outras áreas importante que vão ajudar nos estudos.

Acompanhe o estudante

crianca-feliz

Depois que você conheceu os sites de jogos educativos interessantes e passou para seus alunos é importante agora acompanhar. Por mais que seja um jogo e um momento para se divertir, existe um objetivo por trás, nesse caso veja se o estudante realmente se interessou pelo assunto, se gostou e está realmente jogando. Muitas vezes ele pode entrar na internet para jogar, mas pode ocorrer uma dispersão a qualquer momento.

Uma dica legal é encontrar jogos que passam de fases, jogos que tem desafios ou algo do tipo, nesses casos a atração é muito maior e será mais fácil estudar e aprender. Confira agora alguns sites de jogos educativos interessantes:

Escola Games – Esse é um site gratuito com jogos educativos para crianças a partir de 5 anos, o interessante é que todos os jogos criados pelo site são desenvolvidos com acompanhamento pedagógico. São cerca de 80 jogos com temas relacionados a matérias de português, matemática, geografia, história, ciências e até inglês e meio ambiente.

Smart Kids – Os jogos aqui são mais simples, mas são ideais para crianças de 6 e 7 anos que estão começando a ler e escrever. Tem jogos de memória, sobre o corpo humano, nutrição, entre outros.

Aves do Brasil – Esse é um jogo para quem está estudando em ciências ou biologia, o tema aves. São vários jogos relacionados as aves brasileiras.

Jogo da memória matemática – Um jogo que mistura a matemática e o jogo da memória, nesse caso os números não são iguais, você deve relacionar as equações com o resultado.

Jogo da memória presidentes – Mais um jogo da memória, esse tem relação com os presidentes do Brasil. Perfeito para ajudar os alunos que estão estudando história.

Pesquise mais jogos interessantes e faça o aprendizado ser mais divertido sem deixar de ser educativo.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo