Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como organizar seu fim de semana com a leitura

Como organizar seu fim de semana com a leitura

Olá, leitores!

Esse texto é para os estudantes que se esforçaram durante todo o semestre e chegaram até o período de descanso.

O fim de semana chegoa e você, finalmente, terá tempo para fazer tudo aquilo que foi ficando para trás. Dentre todas as atividades, está na lista colocar a leitura em dia e ler todos aqueles livros que ficaram esquecidos no fundo do armário. Entretanto, muitas vezes a preguiça e a procrastinação acabam fazendo com que você deixe de lado essa atividade tão prazerosa e acabe perdendo esse tempo valioso apenas descansando, quando poderia estar fazendo algo muito mais produtivo. Aproveite esse período para aprender mais sobre assuntos que mais gosta.

Existem uma série de dicas que podem ser dadas para que você organize o seu tempo e consiga colocar a lista de leitura em dia. O Canal do Ensino te ajuda nessa tarefa, explicando melhor como fazer do fim de semana um período muito mais produtivo. Basta continuar lendo para aprender e não deixar que a preguiça te alcance. Confira!

Organizando sua lista de leitura

O primeiro passo para organizar essa rotina de acordo com o seu planejamento de leitura é ter em mente quais são os livros que devem ser lidos. De nada adianta ter em mente “vou ler todos os livros que estão no armário”, pois isso seria exaustivo graças ao curto período que a maior parte dos estudantes têm. Portanto, pegue um papel e caneta e faça uma lista dos títulos mais importantes para você no momento. Mesmo que seu objetivo seja um número muito maior de obras, comece a fazer planos com esses dez livros. Estabeleça uma ordem e comece a ler imediatamente.

É importante que o livro que mais te interessa não esteja no início da lista, pois ele deve servir como uma motivação para que você termine todos os outros o mais rápido possível. Assim, você irá conseguir ler uma boa quantidade e não irá se sentir desmotivado após terminar um deles, pois o mais interessante ainda está por vir.

Separe um tempo adequado para a leitura

pessoa-lendo

Outra dica importantíssima é separar um tempo exclusivo para a leitura. Assim como nos dias da semana, é preciso ter disciplina. É claro que você não precisa acordar às 7 horas da manhã e começar a ler. Mas separe um período em que você não se sinta cansado com a leitura. Caso não esteja acostumado, comece com duas horas por dia, mas se já tiver o costume de ler, não custa nada passar uma tarde inteira na companhia de um bom livro.

Faça disso uma rotina diária e lembre-se de encaixar a quantidade de livros que pretende ler de acordo com seu tempo disponível. Faça uma agenda que contenha a quantidade de páginas que cada obra possui e o período necessário para terminar cada uma. Dessa forma, é possível visualizar de forma mais clara a quantidade de títulos que irá conseguir ler.

Por fim, a última dica diz respeito ao local de leitura. Não fique dentro do quarto o tempo inteiro. Escolha locais como praças, parques e lagoas, por exemplo, que sua cidade oferece. Não há nada como tomar um ar fresco e ainda aproveitar os conhecimentos de um bom livro.

Lembre-se que o fim de semana foi feito para descansar a mente dos estudos e do trabalho, mas o aprendizado é sempre bem-vindo. Então, leia o máximo possível!

Aproveite esse momento e até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo