Você está aqui:Home » Livros Grátis » Audiolivro » Como ler um audiolivro?

Como ler um audiolivro?

Olá, leitores!

Você sabe o que são audiolivros? Imagine então uma pessoa lhe contando uma história. Audiolivros são, simplesmente, livros em formato de áudio, falados, geralmente gravados em estúdio e disponibilizados em formato mp3 ou com o áudio embutido no livro virtual.

Este formato de livros tem ganhado muitos adeptos no mundo, principalmente por pessoas que trabalham em vários horários e não tem tempo de parar e se dedicar à leitura de um livro. Se você se encaixa nesse perfil, ou tem dificuldades para parar e se concentrar em um livro inteiro, essa pode ser uma excelente alternativa!

As narrações de um audiolivro são feitas por um ator/dublador/narrador profissional e seguem exatamente o conteúdo escrito. Após todas as edições, alguns audiolivros ainda recebem efeitos especiais de som e trilhas sonoras!

Por que ler e ouvir um audiolivro?

Para muitas pessoas a leitura é uma atividade solitária e maçante, já que o leitor precisa parar o que estiver fazendo e concentrar-se somente na leitura. Já outros não tem tempo. O audiolivro possui a grande vantagem de poder ser ouvido enquanto você faz uma caminhada, ou quando está no carro, no trânsito para o seu trabalho.

Enquanto ouve, a pessoa também pode acompanhar a história lendo e, nesse caso, ambos os estímulos (visual e auditivo) ajudam a manter a concentração e a entender melhor a história. O audiolivro também pode ser uma excelente opção de estudo, uma das formas que tem ganhado mais força nesse meio educacional.

Para que está aprendendo um novo idioma, ler e ouvir um audiolivro também pode ser uma grande estratégia de aprimoramento do vocabulário e para aprender a pronúncia das palavras.

Para quem deseja ouvir no celular ou no carro, existe também a opção de se adquirir um audiolivro sem o conteúdo de leitura, somente a narração, o que economiza dinheiro e espaço. Outro benefício do audiolivro é que, por ser em formato digital, geralmente é bem mais barato que os livros convencionais!

Como procurar um audiolivro?

É possível hoje encontrar audiolivros nos mais diversos estilos, desde os didáticos, como mencionados, até os clássicos da literatura. Para os assinantes da Netflix, a plataforma disponibiliza um catálogo com mais de 1000 títulos diversos de audiolivros.

Com uma busca simples na internet, você consegue encontrar sites com acervos de audiolivros em diversos idiomas. Até mesmo no seu smatrphone, é possível encontrar milhares de audiolivros gratuitos, acessando apenas a sua loja virtual (App Store, Google Play, Windows Store) e buscando por audiolivros. Nas lojas virtuais das principais livrarias (Saraiva, Cultura, Amazon, Fnac, etc.) você também encontra um grande acervo a preços acessíveis.

Além dessas bases, existem na internet alguns sites interessantes para download:

  • Free Classic Audio Books – Nesse site é possível encontrar milhares de audiolivros em formato mp3 e mp4 (Ipod) para download. Dentre grandes clássicos da literatura, estão obras de Charles Dickens, Virginia Wolf e Jane Austen.
  • Books Should be Free – Para quem está aprendendo ou aprimorando uma nova língua, o interessante dessa página é que você encontra audiolivros em mais de 20 idiomas diferentes.
  • Universidade Falada – Aqui, há um enorme acervo de audiolivros gratuitos em variados estilos literários e matérias didáticas.
  • Org – Aqui você encontra livros em formato de áudio de diversos autores da literatura portuguesa e brasileira, além de contos e poesias. Confira clássicos de Machado de Assis, Eça de Queiroz, Camões, José de Alencar, etc.
  • Livros Narrados – Esse blog é especializado em audiolivros. Aqui estão reunidos diversos audiolivros principalmente de autoajuda, sobre liderança e empreendedorismo, alguns best-sellers para download totalmente gratuito. Também há livros da literatura brasileira, romances, ficção e livros religiosos/espiritualistas.

Faça bom proveito de todo conteúdo.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo