Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como ler mais

Como ler mais

Olá leitores do Canal do Ensino!

A leitura é uma habilidade muito importante, mas desenvolver técnicas para aumentar a sua produtividade e dobrar a sua taxa de leitura também são interessantes. De acordo com o livro Breakthrough Rapid Reading, de Peter Kump, um especialista na área de velocidade de leitura, com essas técnicas você consegue terminar um livro de 108 páginas em 40 minutos.

É claro que tudo vai depender do seu desempenho como leitor. Se antes você conseguia ler em média 450 palavras por minuto, depois de colocar em prática essas dicas você provavelmente vai conseguir ler cerca de 900 palavras por minuto. Mas se você está interessado em saber como pode ser capaz de fazer grandes melhorias em termos de velocidade e compreensão, confira algumas dicas para começar a praticar a sua leitura:

1. A leitura não é linear

Como você lê um livro? Provavelmente do início ao fim, sem voltar em nenhum trecho, e não ignorando nenhuma frase. Porém, o livro sugere que esta é uma das formas mais ineficientes de se ler. Você pode pular linhas, ler só os pontos principais ou simplesmente ler em qualquer ordem. Embora o padrão seja ler do início ao fim, ele nem sempre é o mais eficaz. Tente mudar o foco da leitura, e comece a ler o que te interessa sem ficar preso no texto.

2. Pratique a leitura

A prática envolve o treino para desenvolver uma leitura mais rápida. No começo você não vai entender muito o que você está lendo porque o seu cérebro está acostumado a ir em um ritmo mais lento. Quanto mais rápido você começar a ler, mais o seu cérebro vai se acostumar com esse ritmo.

3. Use um marcador

Seus olhos não conseguem ficar fixados em um ponto durante toda a leitura? Para não se perder durante o texto use um marcador para facilitar a sua localização. Vai ser difícil se acostumar, mas depois verá que ele vai auxiliar no desenvolvimento e na rapidez da sua leitura.

4. Elimine distrações

Se você pretende terminar um livro em tempo record, elimine todas as suas distrações. Não faça nada além de ler o texto. Desligue a televisão, o rádio e não use o computador ao mesmo tempo. A leitura não pode acontecer em um ambiente com distrações externas.

5. Encontre a sua motivação

Se você precisa ler um livro encontre a sua motivação. Determine a finalidade da sua leitura para que você consiga se manter alerta e focado. Assim, a leitura irá fluir com mais facilidade.

Boa leitura!

Fonte: Universia Brasil

comentários (2)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo