Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Como fazer uma pós graduação grátis

Como fazer uma pós graduação grátis

Olá leitores do Canal do Ensino!

Pós-graduação só pode fazer quem é graduado em curso superior, ou seja, que detém algum diploma de graduação emitido por alguma instituição reconhecida pelo MEC.

Há dois tipos de de pós-graduação:

  • lato sensu: São cursos voltados para especialização e atualização profissional. Hoje muitos são chamados de MBA, mas não são considerados um nível de mestrado, como ocorre nos EUA.
  • stricto sensu: É o mestrado e o doutorado, voltado para formar cientistas e professores universitários. O maior objetivo é o desenvolvimento científico e avanço de pesquisas.

Existem várias maneiras de alcançar o sonho de realizar uma pós graduação gratuita e a seguir vamos enumerar como você pode conseguir a pós graduação grátis:

  • CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior): É a fomentadora governamental da pós graduação gratuita stricto sensu. Esse é um caminho para trilhar se o seu negócio é desenvolver conhecimento científico desenvolvendo pesquisa. Para mais informações veja aqui.
  • CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico): É um órgão do governo que tem o propósito fomentar o desenvolvimento de pesquisas no Brasil. Os valores das bolsas para realizar pós graduação grátis são similares ao da CAPES. Mais informações aqui.
  • FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos): Tem como objetivo fomentar o desenvolvimento da tecnologia, ciência e inovação empresarial. Também fornece financiamento para instituições e estudantes em várias modalidades diferentes permitindo a pós graduação gratuita. Mais informações aqui.
  • Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo): É uma instituição com objetivos muito similares às anteriormente apresentadas acima e permite também pós graduação grátis de várias maneiras, mas apenas no estado de São Paulo. Para saber mais veja aqui.
  • Mais Estudo: É uma empresa que dá bolsas de estudo parciais (não tem como fazer pós graduação grátis aqui) permitindo uma pós graduação com bolsa parcial. Através de parcerias com instituições de ensino particulares a Mais Estudo preenche vagas ociosas nos bancos universitários aumentando a receita da instituição e reduzindo o custo para o aluno. Site aqui.
  • Bancos: Praticamente todos os bancos possuem programas de financiamento estudantil. Eles financiam parte da sua parcela e você paga anos depois de formado, com juros.

Compartilhe com seus amigos!

Fonte: Revoada

Você também tem a opção de fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

Guia de Educação, compartilha notícias sobre cursos grátis, livros grátis, vídeo aulas, dicas para professores e estudantes, bolsa de estudo, educação 3.0 entre outros.

comentários (2)

Deixe um comentário

© 2012-2014 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo