Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como fazer uma boa redação e ser aprovado

Como fazer uma boa redação e ser aprovado

Olá pessoal!

O ano mal começou, mas já tem gente preocupado com a redação do ENEM no final do ano. Atualmente o que mais se vê falar sobre redação é do Enem, essa prova que deixa os adolescentes de jovens malucos tornou a mais importante e é ela que ajuda a definir o futuro de muitas pessoas.

Sabemos a importância de uma redação, ela sempre foi importante para a aprovação na escola, mas agora, se você não vai bem na redação do Enem, por exemplo, você não consegue fazer um curso ou entrar em uma faculdade boa. Pensando no grande significado da redação decidimos falar sobre ela, até porque você precisa da redação para ser aprovado.  E não vai ver apenas redação de vestibular, mas depois que concluir um curso e quiser um emprego público, vai fazer redação de concurso público.

Então acompanhe nossas dicas para você ser bem sucedido e obter boas notas.

Como fazer redação

Ninguém consegue fazer uma boa redação de um dia para o outro, na verdade, ninguém consegue ser bom em nada de um dia para o outro. É preciso estudar e praticar, praticar muito, mas a prática não é apenas com a escrita, por isso vamos ver algumas dicas de como fazer redação.

Leia – Você pode ler livros, jornais, revistas, sites, blogs, não importa muito, mas leia. Você precisa criar uma rotina de ler, quanto mais você lê, mais aprende a escrever, você aprende palavras novas, outras formas de usar uma mesma palavras e isso é muito importante na hora de escrever a redação. Tente ler pelo menos um livro por mês, ou um a cada dois meses e além do livro leia também um jornal, assim você vai estar inteirado e sairá melhor na parte de assuntos gerais.

Ler é muito importante para fazer uma redação de sucesso.

Pratique sua escrita – A prática leva a perfeição, não é muito fácil conseguir fazer uma boa redação de primeira, mas se você praticar pelo menos uma vez na semana sua redação será muito melhor. Falamos muito sobre a redação de vestibular que é o Enem na maioria das vezes, mas a redação de concurso também é exigente e você precisa se sair bem. O melhor dessa prática é contar com alguém para corrigir, pode ser um professor ou até o amigo, você corrigi a dele e ele corrigi a sua.

Correção de redação – Já citamos acima a correção de redação, como uma forma de ter sua redação corrigida por outra pessoa e você fazer uma troca. Mas corrigir redações também é muito importante, pode ser a sua ou de outras pessoas. Quando você corrige você observa os erros e dessa forma a chance de errar diminui muito, por isso encontre formas de corrigir redações. Quando a redação é de outra pessoa é melhor ainda, pois você consegue perceber os erros mais facilmente de algo que você não escreveu.

Estude português – Sabemos que o português é uma língua muito complicada, ela é cheia de regrinhas e exceções, por isso você precisa estudar português para não vacilar nas regras. Esteja com seu português afiado na hora de fazer sua redação, dessa forma a chance aumenta muito.

Essas são as nossas dicas para você que quer fazer a redação para ser aprovado em uma boa faculdade ou em um ótimo concurso público. A redação não é nenhum bicho de sete cabeças, principalmente se você de dedicar e esforçar. Nós já ensinamos como fazer redação, agora é só colocar a mão na massa e começar a estudar. Pode ter certeza que se seguir todos os passos vai se sair muito bem.

Só não esqueça de estudar para os outros temas que também vão cair na sua prova, o legal é dividir seu horário de estudo para não sobrecarregar. Estude um pouco de matemática, depois faça uma redação, depois dê uma pausa, em seguida estude regras de português, dê mais uma pausa. Se fizer assim não vai ficar muito cansando no final do dia e a chance de aprender aumenta muito mais, até porque, depois de um tempo estudando apenas uma coisa o cérebro cansa e não consegue se concentrar como antes.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo