Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Como fazer da criação de jogos sua profissão

Como fazer da criação de jogos sua profissão

Olá, leitores!

A criação de jogos é uma das profissões mais promissoras dos últimos anos, com um mercado cada vez mais expressivo. Pode ser feito por uma pessoa ou empresa e consiste no processo de produção de jogos eletrônicos, que envolve todos os fatores de criação, desde o seu desenvolvimento, até as testagens e manutenções/atualizações.

O que é a criação de jogos?

A criação de jogos basicamente se define em todo o processo de produção de um jogo eletrônico para computadores, celulares, tablets ou consoles de videogame. Os jogos são dos mais variados tipos, podendo ser didáticos, interativos, de entretenimento, empresariais e publicitários.

Como trabalhar na Criação de Jogos?

icones-classicos-de-jogos

O profissional de criação de jogos trabalha com todas as fases de criação, incluindo roteiro, cenários, questões artísticas, traduções, tecnologias de modelagem, linguagens multimídias, etc.

Além da criação, o profissional também trabalha na análise de características de seu público-alvo e tendências de mercado; adaptação dos jogos a diferentes plataformas, criação de recursos gráficos e redes que possibilitem o desenvolvimento e execução desses jogos, dentre diversos outros fatores.

Para trabalhar na criação de jogos, o profissional precisa ter qualificação necessária. Existem cursos bacharelados, técnicos e livres de programação, design e linguagem de jogos que podem ser feitos, formando profissionais capazes de trabalhar nessas funções. Muitos desses cursos são oferecidos a distância. Alguns desses cursos são pagos, porém existem outros totalmente gratuitos que oferecem certificação.

Cursos Gratuitos sobre criação de jogos

Microsoft – A gigante da tecnologia oferece cursos online e totalmente gratuitos para quem desejar estudar sobre criação de jogos para Windows Phone, sendo uma ótima oportunidade para usuários interessados. Os cursos são:

CIEE – oferece um curso totalmente gratuito sobre a criação de jogos em plataformas Flash, principalmente usadas para a criação de animações na internet. Esse curso tem duração média de 20 horas, a serem cursadas num período de 30 dias. Confira mais informações no site:

Onde trabalhar na criação de jogos?

Nos últimos cinco anos, o mercado de criação de jogos cresceu cerca de 12% no Brasil, configurando-se um ambiente promissor. Também cresce o seu público consumidor que hoje chega a cerca de 25% de todos os jovens brasileiros, seja pelo celular, computador ou tablets.

É nesse cenário que o mercado de games é um dos que mais cresce e ganha espaço. Um dos âmbitos de maior desenvolvimento na criação de jogos é o de jogos educativos, cuja demanda cresce de acordo com a popularização e aprimoramento dos sistemas de ensino a distância.

O maior número de empresas desenvolvedoras de jogos no Brasil se concentra nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com boas oportunidades de emprego e desenvolvimento para os profissionais que decidem trabalham com esse nicho de mercado, sendo também um trabalho que permite a prestação de serviços a distância.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo